O governo do Estado lançou, no final da tarde, no Palácio Paiaguás, o Pró-Escolas, maior programa de ações e investimentos da história da educação pública de Mato Grosso. Dividida nos eixos ensino, inovação, estrutura e esporte e lazer, a iniciativa prevê investimentos de R$ 360 milhões em estrutura escolar até o final de 2018. No plano de ações apresentado constam a melhoria dos resultados do Estado no IDEB; redução do analfabetismo da população com 15 anos de idade ou mais; valorização e capacitação dos profissionais da Educação; criação de processos de gestão padronizados e capacitação de Gestores Escolares; redução da evasão escolar; parcerias para desenvolver novos projetos educacionais; criação de métodos de monitoramento e controle e produção de indicadores de desempenho para uma gestão de resultados; e, em dois anos, ampliar de quatro para 40 o número de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – as “Escolas Plenas”.
Já no eixo estrutura estão previstas a construção de 35 escolas novas (padrão Seduc), 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (CIEC), 20 quadras de esportes e a reforma de 70 escolas. No total, serão 140 novas obras.
Além disso, prevê a melhoria da rede elétrica em 50% das unidades escolares; contratação de serviços de manutenção predial das escolas e aquisição de tintas com o objetivo de pintar mais de 200 unidades escolares.
“Estamos apresentando o plano consolidado, legitimado democraticamente, que envolve a melhoria da estrutura escolar, do ensino, a inovação do ensino para o jovem do século XXI, e também a união do esporte com a educação”, relatou Marrafon.
Currículo
O programa Pró-Escolas Ensino prevê ainda a reestruturação do currículo, baseada em ações de integração entre professores, diretores, coordenadores e assessores pedagógicos. O objetivo é auxiliar o professor com material, formação e acompanhamento para melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos.
Prêmio
O Pró-Escolas institui ainda o Prêmio da Gestão Escolar, com o objetivo de valorizar as escolas que apresentarem experiências exitosas nos resultados pedagógicos. Nosso propósito é estimular o processo de ensino e aprendizagem, através do alinhamento entre currículo, formação e avaliação, propiciando a melhoria da proficiência, do fluxo escolar dos alunos e, consequentemente, os resultados do IDEB.
Os critérios para a escolha das escolas serão aquelas com melhor IDEB e as que apresentarem maior crescimento no IDEB. A premiação será destinada à escola, aos alunos e aos profissionais da educação
Esporte
Dentro do Pró-Escolas, uma iniciativa inédita possibilitou a criação da Arena da Educação, com conceito estádio-escola. O projeto é inspirado no Ginásio Experimental Olímpico (GEO), que fica no Rio de Janeiro: uma escola de educação integral, vocacionada para o esporte, com objetivo de formar não apenas o aluno, mas também o atleta e o cidadão.
Em um dos períodos (matutino ou vespertino) os alunos terão aulas da base comum, como Português, Matemática, Língua Estrangeira, História e Geografia. No outro turno, os alunos se dedicam às aulas da grade diversificada, como Informática, Introdução ao Estudo da Química (laboratório) e Projeto de Vida.
Entre as atividades esportivas desenvolvidas na escola estão Futsal, Basquete, Luta Olímpica, Atletismo, Skate, Tênis de Mesa, Judô, Xadrez, Natação e Vôlei de Praia.
Em 2017, primeiro ano de funcionamento, a escola, que recebeu o nome de Governador José Fragelli, atenderá 315 vagas a estudantes, que já realizaram testes de aptidão física e de medidas.
Também serão criadas 80 escolinhas de esporte no interior do estado, além da distribuição de kits esportivos nas demais escolas.
O governador Pedro Taques destacou a importância do trabalho em conjunto com a Assembleia Legislativa, prefeituras e também dos professores para a realização do Pró-Escolas, programa que, entre metas ousadas, visa diminuir drasticamente o analfabetismo no Estado.
“Estamos lançando o maior programa de Educação na história de Mato Grosso, que se divide em quatro eixos significativos, a começar pelo ensino. Nós precisamos melhorar os indicadores do Estado. Em dois anos avançamos quatro posições, mas a ideia é chegarmos entre os 10 melhores estados até o final de 2018. Também estamos tratando da diminuição do analfabetismo. Mato Grosso tem 7,5% da sua população, ou quase 150 mil pessoas acima de 15 anos que não sabem ler. O nosso objetivo é alfabetizar pelo menos 11 mil dessas pessoas por ano”.
Taques ressaltou ainda outras iniciativas importantes dentro do programa como investimentos na estrutura e ambiência escolar, a implementação de escolas de Ensino em Tempo Integral, escolas militares e a Arena da Educação. “Estamos desenvolvendo a primeira escola dentro de uma Arena e isso deverá ser exportado para outros municípios e estados”, frisou.
O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, explicou que o lançamento ocorre após ele e sua equipe viajarem quase 10 mil quilômetros percorrendo 21 municípios, apresentando as diretrizes do programa e ouvindo demandas e opiniões da comunidade escolar. Cerca de 5 mil pessoas participaram das reuniões em todos os polos regionais de Mato Grosso.
O gestor da pasta e os adjuntos de Políticas Educacionais, Edinaldo Gomes de Sousa, de Gestão Educacional e Inovação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, de Administração Sistêmica, Josiane de Andrade, de Obras e Estrutura Escolar, Allan Porto, e de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, explanaram sobre as metas e objetivos do programa, divididos por áreas.
A informação é do Gabinete de Comunicação.