O vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, anunciou recursos no valor de R$ 1,5 milhão na etapa da criação da unidade de conservação municipal de proteção integral Refúgio da Vida Silvestre, de Colíder. A unidade tem mais de 17 hectares e o objetivo principal visa preservar os ecossistemas naturais existentes na região. "Esse valor será para contemplar o Lago Pioneiro. Sobrando recurso, automaticamente usaremos no Lago do Laion Internacional", disse o prefeito Noboru Tomiyoshi. A próxima etapa agora é a construção de: um playground ecológico, academia, mirante, quiosque, banheiros, quadras e restaurante.
Ele também participou de evento de um lançamento do Programa Caminhos Sustentáveis, que visa a qualidade e durabilidade das obras, no município de Terra Nova e assinou com o prefeito Valter Kuhn o decreto de criação do Parque Municipal Vale do Esperança, com recursos também provenientes de compensação ambientais no total de R$ 1,5 milhão. Para Valter, a criação dessa unidade de conservação é o compromisso de zelar pela área verde. “A população vai ser a principal beneficiada com este espaço de convivência, contemplação e lazer. Agradecemos a sensibilidade e o protagonismo do secretário e vice-governador à frente da Sema”.
Fávaro afirma que o governo investirá em unidades de conservação urbana. “Todo empreendimento licenciado a partir de um certo nível tem como meta uma compensação financeira, que deve ser destinada ás unidades de conservação” e os recursos serão investidos na criação do parque de 103 hectares. Além destes, os municípios de Sorriso e Sinop devem ser contemplados com compensações ambientais também para criação de parques.