PUBLICIDADE

Governo do Estado implanta pacote de medidas contra a corrupção

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques decidiu implantar um pacote de medidas de combate à corrupção, do qual fazem parte quatro eixos de ação: Programa de Integridade, Código de Conduta, Canal de Denúncias e Comunicação. O pacote de ações foi elaborado por um grupo de trabalho formado por órgãos estratégicos do Governo: Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), Controladoria Geral do Estado (CGE), Casa Civil e Secretaria de Gestão (Seges). Coordenado pelo GTCC, o pacote é destinado às pessoas que ocupam cargos estratégicos do Governo, como os responsáveis pelas áreas sistêmica, de aquisições e de gestão de pessoas.

Em reunião com 120 servidores que ocupam estes cargos no executivo, Pedro Taques lembrou o principal compromisso com o qual foi eleito. “Andei todo o Estado durante a campanha com o seguinte compromisso: não roubar, não deixar roubar e ir pra cima daqueles que roubarem. Para isso, preciso de todos vocês agindo junto comigo”, ressaltou Taques.

Preocupado com o caso de formação de cartel e pagamento de propinas que houve em licitações da Secretaria de Estado de Educação, caso desarticulado pela Operação Rêmora, do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Taques decidiu convocar os servidores para atuar contra a corrupção. “Nossa administração prima pela honestidade, decência e moralidade. Preciso de todos junto comigo para lutar pela transparência e tornar nosso Estado livre da corrupção”.

Para oficialmente se tornarem agentes de combate à corrupção, as pessoas que ocupam esses cargos estratégicos, especialmente os secretários de cada pasta do Governo, assinarão um Termo de Adesão. “Temos que resgatar o valor de sermos éticos, de sermos corretos. O objetivo é valorizar a comissão de ética e criar uma cultura de denuncismo, para que possamos chegar aos desvios de conduta o quanto antes”, explicou a secretária do GTCC, Adriana Vandoni.

Os servidores passarão por capacitações e terão reuniões periódicas, com o próprio governador, para trabalhar o combate à corrupção. “Vamos trabalhar várias ações que vão melhorar este controle: no próprio órgão, na parte de processos, tarefas e funções, e a parte do controle individual, de ética. Fomentar e fazer valer os princípios da administração pública”, afirmou Vandoni.

Um outro programa, desta vez direcionado às empresas privadas que contratam com o governo estadual, foi elaborado pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção. Ele possui três medidas norteadoras para empresas da área privada. A primeira delas prevê a inserção de uma cláusula contratual anticorrupção em todos os contratos de bens, contratações de serviços e locações de bens no Executivo Estadual. Para isso será necessário alteração do decreto estadual 7.217/06, que rege sobre contratos e prestação de serviços com empresas privadas.

A segunda medida é fomentar a cultura da integridade, com a implementação do decreto estadual 522/2016. Esse ato administrativo regulamenta as medidas de responsabilização de pessoas jurídicas que forem pegas praticando atos lesivos contra a Administração Pública Estadual Direta e Indireta. Esse decreto estabelece multa, publicação de decisão condenatória, suspensão, impedimento para contratação pública e demais sanções para as empresas que realizarem atos lesivos contra o Estado.

Ainda na cultura da integridade, o ‘Pacote de Medidas de Combate a Corrupção’ defende a realização do programa de compliance, que é um conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas, as políticas e as diretrizes estabelecidas pela empresa de forma a evitar, detectar e tratar qualquer irregularidade na realização de serviços públicos para o Estado.

A terceira medida envolvendo empresas da área privada é a ‘Due Diligence’. Esse item trata de um conjunto de atos investigatórios que devem ser realizados antes de uma contratação a fim de conhecer o perfil dos contratados, como por exemplo saber se o endereço corresponde ao que foi apresentado no contrato social, quais os sócios, se os proprietários possuem algum grau de parentesco com integrantes da equipe governamental.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Contribuintes de Colíder têm até 20% de desconto para pagamento do IPTU em cota única

A prefeitura publicou decreto, ontem, lançando o Imposto Predial...

Nova Mutum vai destinar R$ 1,8 milhão na prevenção a alagamentos

O pregão eletrônico organizado pela prefeitura será para compra...

Senador mato-grossense diz que ‘Lula mente até para sua base’

O senador Wellington Fagundes (PL) criticou, esta noite, o...

Mauro Mendes diz que apoiará Pivetta para governador

O governador Mauro Mendes (União) declarou, hoje, que apoiará,...
PUBLICIDADE