O governo do Estado divulgou hoje que já foram concluídos 60% das obras da Escola Técnica de Juara (300 quilômetros de Sinop). O investimento passa de R$ 10 milhões e a previsão é que a unidade seja inaugurada no primeiro semestre de 2024.
“Capacitação é a palavra chave do trabalhador de todas as áreas. Nesse mundo globalizado, a gente precisa disso. Daí a gente tira a grande importância dessa obra, que é regional. Além de capacitar as pessoas, é extremamente importante porque também vai trazer gente de municípios vizinhos, o que movimenta a economia local”, afirmou o prefeito do município, Carlos Sirena.
A retomada da construção da Escola Técnica Estadual de Juara foi autorizada em novembro de 2021. As obras foram contratadas em 2010, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e estavam paralisadas desde 2017.
A unidade de ensino é uma das oito escolas padrão, lançadas pelo Governo Federal, em parceria com o Governo de Mato Grosso, em 2010. O Governo também investiu para a retomada das escolas técnicas localizadas nos municípios de Água Boa, Campo Verde, Juara, Matupá, Primavera do Leste, Sorriso e Cáceres. Cada unidade possui capacidade para 1,5 mil alunos, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Este mês, conforme Só Notícias já informou, o governo do Estado também inaugurou outra importante obra em Juara: a ponte sobre o rio dos Peixes, na MT-338. A estrutura tem 210 metros e custou R$ 12,7 milhões.
Construída pela secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, a obra teve contrapartida da prefeitura, que ficou responsável pelos aterros para acessar a ponte (encabeçamento). A nova passagem facilita o acesso ao distrito de Paranorte, localizado a aproximadamente 130 km de Juara.