O governo do Estado e a prefeitura de Sinop destinaram mais de R$ 1,4 milhão, por meio do programa Mais Mato Grosso Cirurgias, para atender pacientes que aguardam na fila de espera da regulação por algum tipo procedimento cirúrgico eletivo. Desse valor, cerca de R$ 400 mil é de contrapartida do município. Aproximadamente 3 mil pessoas devem ser beneficiadas em Sinop. “Esse recurso é destinado a atender a fila de espera formada entre os anos de 2015 a 2020, independente do procedimento”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.
O valor já está liberado para uso. Com isto, a equipe da Central Municipal de Regulação iniciou o contato com os munícipes que compõe a fila de espera. “O processo já começou. A Regulação está entrando em contato com os pacientes que foram contemplados por esse projeto e, a partir de segunda-feira, já começam a ser realizados alguns desses procedimentos”, destacou a coordenadora da regulação municipal, Elivanda Abreu.
O programa não contempla novas solicitações. “Esse programa segue uma lista enviada pela Regulação Estadual. Nós temos que seguir 100% a ordem que está no SISREG [Sistema Nacional de Regulação]. O paciente tem que estar regulado no sistema e estar com o número de telefone atualizado [no Cartão SUS]”, detalhou.
O Programa Mais MT Cirurgias é do governo Estadual e tem como objetivo reduzir a fila por procedimentos eletivos no Estado. Caso algum paciente que, entre 2015 a 2020, tenha regulado pedido para algum procedimento eletivo e, neste tempo, tenha alterado os números de contato, a recomendação é procurar alguma unidade básica de saúde para fazer a atualização de dados do Cartão SUS.