PUBLICIDADE

Governo do Estado convoca coronel da reserva para investigar caso de grampos telefônicos

PUBLICIDADE

O governo do Estado convocou o coronel da reserva da Polícia Militar, Denézio Pio da Silva, para coordenar os trabalhos do inquérito policial militar que investiga a denúncia em relação à existência de interceptações telefônicas clandestinas no âmbito da Policia Militar de Mato Grosso. O ato de convocação está publicado no Diário Oficial que circula hoje.

O inquérito diz respeito à atuação de militares que agiriam supostamente em nome do Núcleo de Inteligência da PM para “grampear” ligações a mando do primeiro escalão do governo Pedro Taques (PSB). Eles se utilizam do sistema ‘Guardião’ de interceptação telefônica de alta tecnologia.

A PM tem acesso a um ramal do sistema que pertence ao Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A utilização pela PM se dá por meio de um termo de cooperação técnica firmado.

Neste caso, a PM se utilizaria irregularmente do sistema para realizar grampos ilegais executados por meio modalidade "barriga de aluguel", denunciado pelo promotor de Justiça e ex-secretário de Segurança, Mauro Zaque, em matéria nacional.

Teriam sido realizados pelo menos mil grampos envolvendo políticos, servidores, médicos e jornalistas. Figuram como principais responsáveis por executar o grampo o coronel Zaqueu Barbosa e cabo Gerson Luiz Ferreira Corrêa Júnior.

Os militares foram presos por decisão do juiz Marcos Faleiros da Silva, da 11ª Vara Criminal Especializada em Crimes Militares de Cuiabá, na terça-feira (23). Zaqueu foi levado para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o cabo Gerson para a base das Rondas Ostensivas Táticas Móveis (Rotam).

O coronel Zaqueu teria determinado o grampo, enquanto Gerson era quem supostamente fazia relatórios falsos de grampos militares. O governador Pedro Taques negou que tenha autorizado qualquer prática de ação militar de interceptação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE