A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) abriu uma licitação para contratar uma empresa para elaborar os estudos e os projetos básico e executivo para implantação de um novo aeroporto em Diamantino (180 quilômetros de Cuiabá). A contratação tem custo estimado de R$ 440 mil e Só Notícias apurou que a previsão é que os serviços sejam concluídos em um prazo máximo de 270 dias.
Diamantino já possui aeródromo, no entanto, segundo o governo do Estado, a pista está dentro do perímetro urbano e não possibilidade de ampliações “em razão das diversas interferências urbanas no seu entorno, o que tem limitado o seu uso”. Na justificativa para a implantação de um novo aeroporto, a Sinfra cita a população de Diamantino estimada em 22,3 mil pessoas e a produção de grãos, que atingiu 3,1 milhões de toneladas em 2022, o que fez do município o 5º no ranking produtivo do Estado, com uma exportação de mais de 850 milhões de dólares.
No início deste mês, conforme Só Notícias já informou, o governador Mauro Mendes anunciou a instalação de mais uma usina de etanol de milho em Mato Grosso, junto ao dono da indústria, Joci Piccini. A nova unidade será construída em Diamantino, com previsão de início das obras para o próximo semestre, e inauguração em janeiro de 2026.
De acordo com Mauro, a empresa construtora da usina irá investir cerca de R$ 700 milhões e gerar mais de 600 empregos direta e indiretamente na região. “É um investimento que potencializa o desenvolvimento econômico em Mato Grosso e ainda possibilita a criação de novas vagas de emprego, colocando o nosso estado no pódio de crescimento industrial”, declarou, na ocasião.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.