O governo estadual informou, esta tarde, que finalizou o processo de abertura das 20 novas Unidades de Terapias Intensivas para casos da doença, no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, conforme prazo manifestado em planejamento de abertura de leitos entregue para a Justiça Estadual. As UTIs começam a receber pacientes a partir desta sexta-feira e os profissionais de Saúde já estarão aptos a gerenciar os leitos.
Atualmente, a taxa de ocupação de leitos em Mato Grosso atingiu 97% e há poucos leitos disponíveis. Com esses 20, vai desafogar momentaneamente. Nove leitos começam a ser instalados na próxima semana em Sinop, no hospital regional, e Peixoto de Azevedo chegaram equipamentos para mais 10 UTIs que o Estado está instalando.
O governador Mauro Mendes explicou que a estrutura física das 20 UTIs na Santa Casa foi finalizada há alguns dias, mas ainda não havia como disponibilizar os leitos em razão da falta de profissionais de Saúde. “Os Estados Unidos, o país mais rico do mundo, está com dificuldade de contratar profissionais. Temos equipamentos, mas cadê os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas? Estamos com dificuldades para contratar médicos, tentamos contratar de empresas de fora do estado. É um momento muito difícil, mas se Deus quiser nós vamos superar”, ressaltou.
A diretora da Santa Casa, Patrícia Dourado Neves, registrou que a dificuldade em contratar profissionais capacitados para atender aos casos de coronavírus não é exclusiva de Mato Grosso. “Temos muitos profissionais afastados pela doença ou por outras razões. Mas temos dificultades para encontrar profissionais habilitados para atuar na linha de frente, que são os profissionais com habilidade técnica para manuseio de área respiratória, manuseio de ventiladores mecânicos, protocolos mais invasivos. Profissionais com essa expertise são os mais experientes, e muitos estão afastados. Temos dificuldades diuturnamente para preencher o quadro, que é uma dificuldade a nível de país”, lamentou.
Na Santa Casa, o governo do Estado já criou outras 50 novas UTIs para a Covid-19 na Santa Casa e mais 40 no Hospital Metropolitano em Várzea Grande. A previsão é que ainda este mês o Estado abra 94 novas UTIs – incluindo as de Sinop, Alta Floresta e Peixoto de Azevedo- além de custear outras 159 que as prefeituras se comprometeram em abrir.
O Estado abriu edital para contratação de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e maqueiros, para atender a demanda nos Hospitais Regionais de Alta Floresta, Cáceres, Colíder, Rondonópolis, Hospital Metropolitano e Hospital Estadual Santa Casa e também para contratação de 24 médicos para atuar no Centro de Triagem e Diagnóstico da Covid-19, em Cuiabá, que começará a atender nos próximos dias.