Mesmo enfrentando uma crise financeira, o Governo do Estado pretende entregar ainda este ano mais cinco obras que foram iniciadas para a Copa do Mundo de 2014 e estavam paralisadas. O secretário de Cidades do Estado, deputado licenciado Wilson Santos (PSDB), revela que o maior trabalho é com o fator jurídico dos projetos da gestão Silval Barbosa (PMDB).
“Todas as obras, sem exceção, tinham problemas. Havia falhas nos projetos técnicos, a maioria dessas obras têm problemas no planejamento, engenharia, superfaturamento, propina para o ex-governo, problemas em desapropriações. O trabalho aqui é muito maior de articulação, passo boa parte da semana em audiência com juízes, procuradores, defensores, do que com os próprios engenheiros. Grande parte do tempo é gasto nessas articulações, por isso, para andar, é preciso desatar nós”, disse o secretário.
De acordo com um levantamento feito pela Secid, no início do governo Pedro Taques (PSDB), em 2015, mais de 20 obras estavam paradas. Deste montante, 10 contratos estão concluídos. Entre eles estão o Morro do Despraiado, muros limítrofes (Vila Militar, aeroporto e Universidade Federal de Mato Grosso), ruas no entorno da Arena Pantanal (lote 1), duplicação da rodovia Mário Andreazza, duplicação da Estrada da Guarita, Trincheira Ciríaco Cândia, além dos contratos das empresas supervisoras Exímia e Maia Melo, Complexo da FEB e o Complexo do Tijucal.
Entre as obras a serem finalizadas este ano está a do Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande, que se encontra na reta final. As novas alas do terminal (A e B), que contemplam as áreas de embarque e desembarque doméstico e embarque internacional do aeroporto, estão concluídas. Entre os serviços finalizados nessa fase estão, por exemplo, a instalação da parte de forro modular metálico (‘colmeia’) do setor de desembarque, do pavimento térreo, bem como o forro instalado no embarque superior do terminal, utilizado em voos domésticos e internacionais.
Somado a isso, também aparecem na lista o funcionamento do ar condicionado, a reforma dos sanitários da praça de alimentação, a automatização das portas de entrada do terminal e a finalização da ponte de embarque 3. A equipe finalizou também a implementação da ponte 4, que já está operando. A obra completa do aeroporto está orçada em R$ 84,63 milhões e até o momento já foram executados 90% dos serviços. A previsão é de entrega dezembro de 2017. A obra teve início em dezembro de 2012.
Outra obra que deve ser entregue no final deste ano é o Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em abril de 2017 os serviços no COT foram retomados sob a gestão de Wilson Santos. Atualmente, os trabalhos no centro estão avançados e chegam a 90% do projetado. A obra em questão foi retomada em abril deste ano e tem orçamento estimado em R$ 17,25 milhões.
Outra melhoria que está estimada para dezembro é a da Avenida Parque do Barbado. A obra, que estava paralisada desde dezembro de 2016, para aprovação de revisão de projetos e aprovação de aditivo de prazo, foi retomada no início do mês de outubro. Os serviços estão concentrados na avenida Brasília nas proximidades do supermercado Big Lar, com a finalização da canalização do córrego. Até o momento 77,5% dos serviços foram concluídos. O valor inicial do contrato era de R$ 23 milhões. O contrato com aditivos será finalizado com R$ 28,214 milhões. O projeto tem a função de melhorar o trânsito na região e facilitar o acesso aos bairros locais, como Pedregal, Jardim Leblon e das Américas.
A Secid também trabalha na obra da ponte Benedito Figueiredo. A empresa A.I Fernandes Serviços de Engenharia está tocando as obras de reparo definitivo que fica entre os bairros Coophema e Praeirinho, em Cuiabá. A empresa venceu a licitação de Tomada de Preço e foi homologada para realização dos serviços de reconstrução da cabeceira da ponte. A ordem de serviço circulou no Diário Oficial no dia 06 de setembro de 2017.
O custo final projetado para obra é de R$ 626,34 mil e o prazo para conclusão de três meses. A ponte compõe os projetos de mobilidade urbana idealizados para a Copa do Mundo de 2014, porém ainda está sob responsabilidade da Secretaria de Estado das Cidades (SecidMT), que fiscalizará os trabalhos. A vigência do contrato é de 180 dias para garantir a legalidade durante a entrega provisória e definitiva da obra.
As obras estão em andamento, segundo a secretaria adjunta de Obras da Secid. “Nunca recebemos propostas ilícitas, as pessoas sabem com o que mexem. A ordem aqui é se alguém cobrar propina, tem que ser denunciado ao governador Pedro Taques e a Secretaria de Combate a Corrupção. Aqui não tem esse tipo de conversa como na Assembleia não tem mensalinho, essa foi uma conquista, erradicar esse tipo de conduta”, disse Wilson.
Uma das obras mais esperadas pela população de Cuiabá e Várzea Grande é a o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que está parada. Está semana Wilson esteve reunido com o governador Pedro Taques para apresentar algumas alternativas para dar continuidade ao modal. O tucano deve anunciar nos próximos dias qual será a medida tomada. A previsão é que as obras sejam retomadas ainda na gestão Taques.