segunda-feira, 23/setembro/2024
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Governo de MT se destaca em Fórum de Infraestrutura em SP e Mauro detalha ‘solução inédita’ na BR-163

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Só Notícias (foto: Eduardo Frazão/Exame - atualizada 09:16h em 8/12)

As obras de pavimentação de rodovias, pontes de concreto e a implantação da primeira ferrovia estadual, dentre outros avanços do governo de Mato Grosso na Infraestrutura, foram apresentados, hoje, pelo governador Mauro Mendes, no “Fórum Infraestrutura Cidades e Investimentos”, em São Paulo, promovido pela revista Exame. “De alguns anos para cá, a logística começou a melhorar. A ferrovia chegou na parte Sul, já temos a empresa Rumo com um contrato assinado para fazer a ferrovia chegar até Cuiabá e ao centro do agronegócio (Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, com extensão de 700 km ate Rondonópolis), junto com os investimentos que o Governo do Estado tem conseguido fazer ao longo dos anos”, disse.

Mauro citou que, somente nesta gestão, estão sendo entregues 2,6 mil km de asfalto novo, mais de 1.900 recuperados e centenas de pontes, investimentos que são essenciais para melhorar a logística de Mato Grosso, que é o maior Estado produtor de alimentos do país. “Estamos fazendo isso com recursos próprios, de um fundo criado do próprio agronegócio [Fethab], que vincula esta arrecadação a aplicação na área de Infraestrutura. Isso tem garantido cerca de 7% de investimento em Infraestrutura, fator que tem criado melhores condições para que essa logística possa ter uma perspectiva melhor”, analisou.

Além dos investimentos com recursos próprios, o governador citou as soluções dadas para os problemas da BR-163 e o pioneirismo em conseguir autorizar as obras da 1ª Ferrovia Estadual do país, que começou em Rondonópolis e até o final de 2024 que vem os trilhos devem chegar em Cuiabá. “A BR-163 estava caminhando para uma relicitação, que na média demora 4, 5 anos. O Estado está comprando essa concessão, numa ampla negociação, e estamos prestes a assinar. O governo vai comprar e ser o concessionário de uma rodovia federal e nós vamos aportar o dinheiro para resolver esses gargalos. É uma solução inédita que tem sido elogiada até pelo Tribunal de Contas da União”, mencionou. O controle da concessionária Rota do Oeste passa a ser da MT PAR do governo estadual (e não mais da antiga Odebrecht) na articulação liderada por Mauro, assumirá a concessão de Sinop a divisa com Mato Grosso do Sul (cerca de 800 km), construirá a duplicação de Sinop a Posto Gil (230 km) e passarelas, com investimentos de R$ 1 bilhão a curto prazo.

Mauro Mendes também adiantou que os fortes investimentos em Infraestrutura vão continuar no segundo mandato, a partir de janeiro. Se Mato Grosso conseguiu se tornar uma potência do agronegócio com uma infraestrutura ruim, agora com os fortes investimentos do Estado, a previsão é praticamente dobramos a produção e nos tornarmos ainda mais competitivos.

“As principais metas são ampliar o programa rodoviário. Temos perspectiva de fazer 3 mil km de asfalto novo, mais 2 mil km de recuperação da malha existente, temos o primeiro traçado da ferrovia que deve sair nos próximos dois anos, a Fico [Ferrovia de Integração do Centro-Oeste] , do Governo Federal, esperamos que tome o mesmo ritmo e possa chegar à região oeste. O programa de concessões rodoviárias vai continuar e também temos programas de pontes com centenas de pontes. Ter uma logística mais eficiente vai continuar mantendo a competitividade desse setor, que e o mais importante de Mato Grosso”, completou.

Além de Mauro, participaram do fórum, o governador eleito de São Paulo e ex-ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, os governadores Renato Casagrande (ES), Ratinho Júnior (PR) e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais, Fernando Marcato.

De Mato Grosso participaram do evento a primeira-dama Virginia Mendes, os secretários de Estado Rogério Gallo (Fazenda), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura) e Laice Souza (Comunicação).

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