A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística recebe, nop próximo dia 30, propostas das empresas de ônibus na concorrência pública para concessão do transporte intermunicipal nas regiões de Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Cáceres, na modalidade básica. Em Tangará da Serra, será na categoria diferenciada que possibilita viagens mais rápidas, em ônibus mais confortáveis, mas com tarifa também maior.
Os contratos de concessão terão prazo de 20 anos de duração. A escolha das empresas vencedoras levará em conta o critério de menor preço para a tarifa. A secretaria explica que, quando a concorrência pública em andamento for concluída, todo o Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros será atendido por empresas vencedoras de licitações.
“Mato Grosso adota um modelo de concessão inovador no país para o transporte intermunicipal. A escolha feita por meio de processo licitatório, garante economia para os cofres públicos, mais transparência e melhor serviço para a população”, expõe a secretaria.
O Estado está dividido em oito regiões, sendo que em todas elas operam linhas das categorias básicas e diferenciadas. “Há dessa forma, 16 mercados a serem explorados. Doze já foram licitados, sendo nove na atual gestão. Antes da adoção deste modelo, as empresas que operavam o transporte intermunicipal eram autorizadas a fazer esse serviço, em um processo pouco transparente. Isso levou a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta em 2007, mas somente na atual gestão a maioria dos contratos foi assinado”, acrescenta a secretaria de Infraestrutura.
Os oito mercados de transportes são para as regiões de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças, São Félix do Araguaia, Cáceres e Tangará da Serra.