Uma nova ferramenta para facilitar o acesso do cidadão a serviços da Segurança Pública foi lançada. É o Portal da Segurança, que reúne Delegacia Virtual, Certidão de Trânsito, Certidão de Antecedentes Criminais, taxa e acompanhamento da confecção da carteira de identidade, consulta a veículos roubados, mandados de prisão, Ouvidoria de Polícia, além de endereços das unidades de Segurança Pública em Mato Grosso.
A nova ferramenta está disponível no site da Secretaria de Estado e Segurança Pública (www.sesp.mt.gov.br) e poderá ser acessada a partir de computador, tablet, smartphone ou outro dispositivo móvel com acesso à internet. O objetivo é proporcionar comodidade ao cidadão e agilizar o atendimento.
Pela Delegacia Virtual o cidadão pode registrar de Boletins de Ocorrência nos casos que envolvam furto ou extravio de documentos, denúncias anônimas e desaparecimento de pessoas. Por meio da página eletrônica, ele também pode imprimir a Certidão de Trânsito, agilizando o trabalho da polícia e perícia técnica nos casos de acidentes de trânsito com danos patrimoniais e sem vítimas.
Já para emitir da Certidão de Antecedentes Criminais,o usuário deve preencher o formulário com as informações solicitadas pelo Portal. “Antes mesmo de lançarmos, já emitimos mais de quatro mil certidões pelo site”, disse o superintendente de Tecnologia da Informação da Sesp, Walmir Oribe.
Quanto ao Registro Geral (RG), todas as etapas poderão ser acompanhadas via Portal da Segurança, desde emissão da taxa até a confecção da carteira de identidade.
Além desses serviços, o cidadão vai encontrar na página as opções de consultar veículos roubados e mandados de prisão, sendo o primeiro no âmbito nacional e o segundo estadual. “Agora, qualquer cidadão vai ter acesso ao banco de mandados de prisão através do portal, pesquisando pela alcunha ou nome da pessoa”, explicou o secretário de Estado de Segurança, Mauro Zaque.
O Portal foi desenvolvido pela equipe da Tecnologia de Informação da Sesp, sem nenhum custo para o Estado. Mauro Zaque ressaltou que o projeto visa utilizar a tecnologia a favor do cidadão e otimizar os trabalhos da Segurança Pública. “Pelo Portal, o cidadão, no conforto de sua residência, poderá acessar uma gama de serviços e informações da Segurança Pública”.
Mesmo antes do lançamento oficial, o Portal da Segurança já tinha sido acessado em mais de 95% dos estados brasileiros, além de países como Estados Unidos, Inglaterra, Índia, Argentina e Coreia do Sul.