O governador Pedro Taques, juntamente com o secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, e o prefeito de Vila Rica (1.259 km ao nordeste de Cuiabá), Luciano Marcos Alencar, assinou o convênio para obra de de drenagem em ruas e avenidas do bairro Cidade Jardim. O investimento foi orçado em R$ 2,6 milhões.
A obra irá contemplar 1,4 mil moradores do bairro que há mais de 30 anos convivem com problemas de erosão na região. Esta será a primeira drenagem realizada no município desde o ano de 1986, quando a cidade foi emancipada.
O deputado federal Nilson Leitão, o deputado estadual Baiano Filho e o presidente da Câmara Municipal de Vila Rica, Geraldo Pizzatto, também participaram da assinatura do convênio.
Durante a visita a Vila Rica, a Secid identificou diversas erosões na região, em uma delas a cratera contava com quase dois metros de profundidade, local que também já chegou a registrar o óbito de uma criança, devido a enxurrada em dias de chuva.
De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, a Defesa Civil considerou a situação no bairro Cidade Jardim emergencial e por conta disso a licitação deverá ser assinada em um prazo máximo de 15 dias e ordem de serviço deverá ser executada a partir de julho.
Conforme o laudo elaborado pela Secid, se não forem feitas as devidas intervenções há risco de serem registrados casos ainda mais graves. Atualmente, cerca de dez casas se encontram a menos de um metro de valetas já formadas.
A Secretaria também irá atuar na fiscalização da obra, assim que esta a ordem de serviço for publicada. Para isso, a Prefeitura de Vila Rica deverá dar seguimento ao processo licitatório e contratará a empresa que desenvolverá os serviços de drenagem nas vias. A contrapartida da prefeitura será de R$ 190 mil.
O prefeito Luciano Marcos Alencar comemorou a realização do convenio que não irá beneficiar apenas os moradores do bairro Cidade Jardim, mas toda a população de Vila Rica. “Há mais de 30 anos esperamos por este momento. Três governadores chegaram a prometer arrumar a região. Fizemos projetos, regularizamos pendências, mas nada do recurso chegar. Sem o empenho da atual gestão estadual, Vila Rica não iria conseguir esta obra”.
Em 2015, o governador Pedro Taques determinou que a Secid visitasse diversas regiões no estado para identificar quais os pontos prioritários. Durante os meses de outubro de 2015 a maio deste ano, as ações foram realizadas em 36 cidades da região leste de Mato Grosso.