O governo de Mato Grosso entregou, ontem à tarde, o Centro Estadual de Educação Inclusiva, no bairro Consil, em Cuiabá. A unidade recebeu investimento de R$ 8,1 milhões para reforma e ampliação. O vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário Alan Porto participaram da entrega. Com a nova estrutura em funcionamento, 58 estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades e superdotação, que eram atendidos pelo Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial e pelo Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação, foram transferidos para a nova unidade.
Antes, essas instituições operavam em um prédio que não atendia a todas as necessidades de acessibilidade, ao lado do antigo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, na rua General Valle. Conforme a secretaria de Educação, serão desenvolvidas diversas atividades pedagógicas focadas na estimulação e no enriquecimento curricular, atendendo às especificidades de cada aluno de maneira individualizada. Essa abordagem garantirá que todos os estudantes recebam o suporte necessário para seu desenvolvimento educacional e social.
A unidade recebeu a estrutura necessária para acessibilidade e conforto para cegos, surdos e estudantes com deficiência intelectual. São sete salas de aulas e 14 ambientes administrativos, entre sala de surdocegueira, sala de enfermagem, salas para atendimento especializados à pessoa com deficiência visual, auditiva e intelectual.
O vice-governador Otaviano Pivetta, que representou o governador Mauro Mendes, disse que, antes de ser uma realização do governo de Mato Grosso, é uma obrigação dar a melhor estrutura física para os estudantes da rede estadual. “É a mais sublime de todas as tarefas, que nós temos, de deixar um legado na educação. Essa escola recebeu uma reforma completa e adequada para receber essas duas unidades destinadas à inclusão de estudantes com diferentes tipos de necessidades especiais. Foi feita com muito carinho, pensando em cada detalhe de acessibilidade”, destacou Pivetta.
O secretário Alan Porto também destacou a importância da unidade no desenvolvimento dos alunos. “É a realização de um sonho ver como ficou esse espaço depois da reforma e dos investimentos em mobiliários, equipamentos, conectividade, tecnologias e muita acessibilidade. A entrega do CEEI marca um avanço significativo na promoção da educação inclusiva em Mato Grosso”, disse, através da assessoria.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.