sexta-feira, 17/janeiro/2025
PUBLICIDADE

Governo de MT cria sala de situação para atendimento aos municípios afetados pelas chuvas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O governo de Mato Grosso instituiu, hoje, uma sala de situação para monitoramento e atendimento aos municípios afetados pelas chuvas intensas no Estado. A sala tem caráter temporário e será mantida enquanto houver o alto risco de desastres nos municípios em razão das chuvas.

Fazem parte da equipe técnica a Casa Civil, por meio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Gerência de Segurança de Barragens da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, as Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e Infraestrutura e Logística (Sinfra), coordenadorias municipais de Defesa Civil e a Energisa.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente nos primeiros 15 dias de janeiro, a média de chuvas registradas no Estado foi de 171,4 milímetros. Isso equivale a 80% da média de chuvas de todo o mês de janeiro do ano passado, que foi de 215 mm.

O secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel BM César Brum, explica que o espaço vai atuar em regime de plantão e irá coordenar o atendimento às demandas dos municípios.

“A Sala de Situação vai atuar como um centro de coordenação em tempo real, concentrando em um único espaço os atores que vão dar a resposta aos municípios afetados, garantindo ações mais rápidas e eficientes para minimizar os impactos para a população”, afirma o coronel.

Nesta sexta-feira, a Defesa Civil mantém o monitoramento de 16 municípios devido às chuvas intensas. Os municípios de Paranatinga e Confresa estão em situação de emergência e registraram inundação em ruas e casas. 

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden),  Paranatinga registrou 74 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas. Já em Confresa foram 135 mm.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.  

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senador mato-grossense critica Lula por veto que auxiliaria pessoas com diabetes

O senador Wellington Fagundes (PL) criticou a decisão do...

Divulgados classificados de programa habitacional em Lucas do Rio Verde

A secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas...

Câmara de Sinop confirma novo horário das sessões

A Câmara Municipal de Sinop confirmou hoje que alterou...
PUBLICIDADE