A secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer apresenta na próxima segunda-feira (02), os editais da lei federal Paulo Gustavo, em cerimônia no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Ao todo, serão R$ 34 milhões para 14 editais. Serão contemplados os segmentos, audiovisual; artes visuais; economia criativa e solidária; patrimônio histórico e museus; literatura; música; teatro; circo; dança; capoeira; bandas e fanfarras; cultura hip hop; artesanato; carnaval e festividades populares.
Além disso, a secretaria manterá as políticas afirmativas previstas no Plano Estadual de Cultura, que incluem ações voltadas à inclusão, acessibilidade e diversidade de povos e culturas. Estes segmentos incluem os povos indígenas; ciganos; quilombolas; cultura de matriz africana e/ou afrobrasileira; imigrantes e/ou refugiados; pessoas LGBTQIAPN+; pessoas com deficiência; ribeirinhos; pantaneiros; agricultores familiares; população em situação de rua; reeducandos e egressos do sistema prisional.
As inscrições serão abertas em meados de outubro. Segundo a secretaria, o objetivo é adiantar as informações sobre os editais para que os fazedores da Cultura possam iniciar a elaboração dos projetos.