O projeto arquitetônico da nova sede do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen) foi cedido pela secretaria estadual de Saúde para o Estado da Paraíba, com o objetivo de subsidiar a construção de um novo laboratório. O novo prédio, em Cuiabá, está em fase de finalização, teve investimentos de R$ 16,3 milhões e fica ao lado do Hospital Central. Esta nova sede será equipada com um parque tecnológico de última geração, incluindo equipamentos exclusivos na América Latina.
De acordo com o secretário estadual da Saúde da Paraíba, Ari Reis, as cooperações bilaterais e as parcerias com outros estados são de grande importância porque não só agilizam os processos, mas também reduzem os custos da gestão pública. “Os projetos dos Lacens são muito específicos e poucas empresas executam essas obras, o que acaba gerando um custo maior para a contratação. Com essa parceria, economizaremos tempo e dinheiro público, uma vez que já podemos aplicar aspectos da experiência exitosa de Mato Grosso”, destacou.
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, declarou que “a construção da nova sede do Lacen de Mato Grosso é resultado de um grande trabalho das equipes da SES. Além da melhoria estrutural, nós estamos investindo em novos equipamentos tecnológicos. O objetivo é ter em solo mato-grossense um dos Laboratórios Centrais mais modernos e eficientes do país”.
A diretora do Lacen de Mato Grosso, Elaine Cristina de Oliveira, informou que os Lacens não possuem um modelo padrão estabelecido pelos órgãos de controle, o que faz com que cada unidade busque soluções próprias para elaboração de seus projetos. “O interesse surgiu porque a Paraíba possui um terreno similar ao nosso e eles estavam começando do zero. Eles já haviam enfrentado alguns problemas e questões estruturais. Decidiram vir até nós para conhecer o trabalho e solicitar a cessão das plantas do projeto. Estamos compartilhando essas plantas com eles, que farão alguns ajustes. A ideia é que esse modelo se torne um exemplo a ser seguido”, concluiu.
A informação é da secretaria estadual de Comunicação.