O presidente do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), Luiz Fernando Caldart, e a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, assinam amanhã às 14h, convênios com 10 escolas agrícolas que serão contempladas com recursos do programa Educação Profissional no Campo (Eprocampo). Cada estabelecimento de ensino será representado pelo prefeito municipal. A solenidade acontecerá na sede do Ceprotec, no Centro Político Administrativo.
O Eprocampo tem como finalidade a inserção da educação profissional nas escolas agrícolas, garantindo a expansão de ações em diferentes níveis . Os recursos do programa são oriundos do orçamento do Ceprotec. Cada escola agrícola selecionada poderá receber até 200 mil reais em investimentos.
Segundo o presidente do órgão, a seleção das escolas foi feita em três etapas: inscrição, apresentação de documentos e análise do projeto final. Dos 20 municípios inscritos, 17 atenderam as exigências previstas na segunda fase e 10 tiveram projetos selecionados.
Cada escola agrícola será beneficiada com a realização de reformas e ampliação de seus prédios, aquisição de equipamentos para laboratório, capacitação de professores para utilização dos equipamentos adquiridos e criação de animais de pequeno, médio e grande porte para fins didáticos.
Além do Ceprotec, o Eprocampo conta também com a participação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Lista dos Projetos selecionados:
1) Escola Rosalina Iannini Conde – Santa Terezinha
Projeto: Abatedouro de pequenos animais, mini-laticínio, poço semi-artesiano, computadores, 20 vacas e equipamentos.
2) Escola Municipal Rural Produtiva Ranchão – Nova Mutum
Projeto: Aquisição de materiais e equipamentos para oficina mecânica escolar, ampliação do sistema de irrigação da escola, implementação de horticultura escolar, capacitação de docentes e discentes, fábrica de ração, aviário, sala de processamento de legumes e verduras.
3) Escola Agrícola Municipal José Cesário de Castilho – São José do Rio Claro
Projeto: Reforma e ampliação da cozinha, da biblioteca, laboratório, banheiros e vestiários, padaria e salas de aula. Implantação de mini-auditório, equipamentos de informática e mobiliários.
4) Escola Agrícola Municipal José Vieira – Juína
Projeto: Manejo bovinocultura de leite, instalação de rebanho de ovinos e reestruturação do parque de máquinas e implementos agrícolas.
5) Escola Municipal Agrícola Dr. Tancredo de Almeida Neves – Alto Garças
Projeto: Reforma do aviário, curral e estábulo, aquisição de equipamentos, recuperação do solo da área de pastagem e acervo bibliográficos.
6) Escola Municipal Família Agrícola de Querência – Querência
Projeto: Construção, equipamentos e instalação de viveiro de mudas de essências florestais; sistema de irrigação de 2 hectares; aviário e equipamentos; trator e implementos agrícolas; aquisição de suínos, aves e gado leiteiro; construção de pocilga; kit de tração animal e material para sala de informática.
7) Escola Agrícola Municipal Prefeito Alvino Rodrigues da Silva – Arenápolis
Projeto: Construção de curral, aprisco, aviário, pocilga, estufa e três tanques para psicultura.
8) Agrícola Municipal Benedito Moreira da Silva – Diamantino
Projeto: Ampliação da horta, agroindústria, irrigação, ferramentas e equipamentos, aquisição de trator.
9) Agrícola Municipal Der. Hitler Sansão – Barra do Bugres
Projeto: Construção e equipamentos para mini-usina de derivados da cana, construção de 06 maternidades , ampliação de 07 baias para suínos, construção de um abatedouro para aves e suínos, construção de um defumador, aquisição de touro e vacas leiteiras, aquisição de suínos, equipamentos para agroindústria.
10) Escola Municipal Agropecuária de Ensino Fundamental Laudelino de Souza Santos – Barra do Garças
Projeto: Reforma dos setores agrícola e zootécnica, reforma do aviário, da pocilga, construção de um mini-abatedouro, aquisição de um trator, reforma do viveiro de mudas, reforma da estrutura física da agroindústria, construção de uma estufa, aquisição de um fogão industrial, aquisição de uma despolpadeira, máquina seladora, liquidificador industrial, construção de 03 tanques para psicultura.