Uma comissão de seis ministros de Estado – Ministério da Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Desenvolvimento Agrário, Ciência e Tecnologia e Assuntos Estratégicos – e nove governadores da Amazônia Legal, entre eles o de Mato Grosso, Blairo Maggi, esteve reunida hoje de manhã, em Brasília, para discutir a criação de uma Autarquia Federal para gerenciar a regularização fundiária no país. O anfitrião desse encontro é o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, autor do Projeto para criação da Autarquia.
O objetivo principal da reunião é promover um debate com as propostas de cada um desses nove estados para a regularização fundiária. Segundo informações da Secretaria de Assuntos Estratégicos, hoje, apenas 4% das terras públicas da União disponíveis na Amazônia Legal, estão regularizadas. Outro assunto que está na pauta é o Projeto da Amazônia Sustentável (PAS).
O encontro dessa manhã se estende com um almoço no próprio Ministério e vai definir a pauta a ser levada na audiência com o Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece esta tarde, no Palácio do Planalto.