O governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, visitaram esta manhã as obras de ampliação do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e da Santa Casa, em Cuiabá, que receberão leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para serem utilizados no combate à pandemia no novo Coronavírus em Mato Grosso.
De acordo com Mendes, a Santa Casa será equipada com 40 novas UTIs, sendo 10 reservadas para pediatria, além de ter 117 leitos clínicos disponíveis para a pandemia. No Hospital Metropolitano, que vai ser a referência no atendimento de pacientes com o vírus em Mato Grosso, serão 200 novos leitos de UTI.
A previsão, no lançamento da obra de ampliação do Hospital Metropolitano no dia 23 de março, era para que tudo ficasse pronto e duas semanas. Hoje o governador afirmou que “está sendo construído e até o final do mês estará 100% pronto para ser usado com os eventuais casos que possam aparecer”.
A visita foi acompanhada por diversas lideranças, dentre elas o presidentes do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf. O governador enfatizou que o convite foi para que eles conhecessem o Mato Grosso está preparando “para atender eventuais surtos da pandemia do Coronavírus”.
Ontem, o secretário Gilberto Figueiredo disse, em entrevista coletiva, que o atraso na construção não atrapalha a saúde de Mato Grosso e garantiu que, quando o Estado precisar, no pico da pandemia, as UTIs estarão disponíveis.
Sobre a visita de hoje aberta aos convidados, Mauro Mendes ressaltou que “e importante que os representantes de todos os Poderes acompanhem esse esforço conjunto para preparar centenas de leitos clínicos e UTIs voltados aos casos graves de Coronavírus em Mato Grosso”.