PUBLICIDADE

Governador se reúne com ministro dos Transportes para agilizar liberação da obra da ferrovia Sinop-Miritituba

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O governador Mauro Mendes se reuniu, ontem à noite, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e pediu empenho para agilizar os procedimento burocráticos e ser liberada a obra da Ferrogrão, ferrovia que vai ligar Sinop a Mirirituba (PA) e terá mais de 970 km de extensão, para escoar a safra agrícola, madeira e demais produtos da região para o exterior, com redução considerável no frete.

Mauro disse a Renan que a Ferrogrão será importante corredor de escoamento da produção, que vai se somar à Ferrovia Estadual, que começou a ser construída ligando Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, sendo feita pela iniciativa privada com apoio do governo estadual e que deve ficar pronta em 2028, com mais de 700 km de extensão.

Conforme Só Notícias já informou, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, marcou para o dia 31 de maio o julgamento da ação movida pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) contra a implantação da ferrovia Sinop-Miritituba, a “Ferrogrão”. A implantação da ferrovia está suspensa desde março de 2021 por decisão do ministro Alexandre de Moraes.

“Mato Grosso é um estado muito importante para o desenvolvimento nacional e nós vamos nos dedicar para melhorar a infraestrutura e facilitar a vida de quem produz e de quem mora na região. Daremos prioridade a essas obras em Mato Grosso são as obras da (rodovia) 242 e da 158″, respondeu o ministro.

Mauro apontou que ” são importantes obras que tenho a certeza que sob a experiência do ministro Renan Filho, haverão de andar em Mato Grosso. Essas são obras estruturantes para o agronegócio brasileiro e para toda a população mato-grossense”, afirmou explicando que o trecho de 120 km da BR-158 que precisa ser executado contorna a reserva Marãiwatsédé, cortando os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, e há anos não consegue liberação. Com isso, os caminhoneiros sofrem com atoleiros, buracos e congestionamentos.

Na BR-242, o principal problema é no trecho que liga o distrito de Santiago do Norte a Querência, por conta de pendências em licenças ambientais.

Os senadores de Mato Grosso estiveram na audiência com Renan Filho. Ontem, Mauro esteve com o ministro Alexandre Padilha pedindo agilidade para estadualização do parque estadual de Chapada dos Guimarães

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE