PUBLICIDADE

Governador se compromete a melhorar logística do Estado

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) participou, hoje de manhã, do II Fórum Estadual sobre a Infraestrutura de Transportes de Mato Grosso. Organizado pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), o evento contou com a presença de produtores, empresários, representantes políticos e estudiosos, que debateram os caminhos a serem enfrentados para a melhoria na logística de transportes dos produtos produzidos em Mato Grosso.

O evento faz parte do projeto “Desenvolve Mato Grosso”, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Como parte da programação, o governador recebeu estudos sobre a realidade das vias de transporte na região. O projeto “Norte Competitivo”, por exemplo, avaliou as atuais condições dos corredores de exportação na região da Amazônia Legal. Segundo o diretor do projeto, Olivier Girard, a ação visa buscar soluções efetivas para a redução do frete de produtos. “Queremos traçar um caminho conjunto para a resolução dos problemas que envolvem a logística em Mato Grosso para que essas propostas saiam do papel. O projeto vai reagrupar os nove Estados da Amazônia Legal, tornando-a mais competitiva e com custo logístico menor”, destacou.

Durante o fórum também foi apresentada ao governador a Agenda Mínima da Infraestrutura de Logísitca e Transportes de Mato Grosso. Segundo o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiemt, José Alexandre Schutze, trata-se de um cronograma de ações encaminhado ao Governo do Estado para a melhoria da logística em Mato Grosso.

Segundo o presidente da Fiemt, Jandir José Milan, o documento é o mais importante já feito no Brasil sobre o assunto. “O trabalho foi concluído há 15 dias e está sendo apresentado hoje. Ele mostra as principais vantagens de saída de Mato Grosso, que dá a possibilidade de redução em até 50% do frete ao produtor. A Agenda Mínima é um projeto específico que vê as necessidades do Estado no que diz respeito a logística, para que possamos cobrar às esferas de Governo resoluções adequadas”.

O governador Silval Barbosa elogiou a iniciativa da classe empresarial e destacou as ações do Governo do Estado e Federal para a melhoria das vias de escoamento em Mato Grosso. “Quero parabenizar a Fiemt e entidades de classe envolvidas neste estudo. O Governo do Estado sempre será parceiro e agradece o recebimento destes estudos. Nós trabalhamos com o foco de competitividade, e é difícil trabalhar com a logística atual. Estes estudos apontam as alternativas e caminhos a seguir com segurança. Mato Grosso só se tornará mais competitivo, agregando valores ao setor produtivo, quando viabilizarmos nossa logística, o que já acontece a passo acelerado, como a BR-163 que hoje é um canteiro de obras. O Estado continuará fazendo essas obras importantes em Mato Grosso”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério confirma Sorriso como município mais rico do agronegócio

O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da...

MPF avalia com indígenas impactos de hidrelétricas em Mato Grosso

O Ministério Público Federal (MPF) realizou hoje nova reunião...

Sorriso passa integrar o SER Família Mulher e Virginia destaca união para combater violência

A primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, assinou, esta...
PUBLICIDADE