PUBLICIDADE

Governador, ministro e empresa lançam obras da ferrovia Rondonópolis-Cuiabá-Lucas- Nova Mutum

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: Mayke Toscano e Kacio Henrique)

O governador Mauro Mendes, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o CEO da Rumo, Beto Abreu, prefeitos e parlamentares lançaram, esta manhã, as obras da primeira ferrovia estadual ligando Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, com 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, com investimentos de R$ 11 bilhões. A solenidade foi no terminal ferroviário da empresa, em Rondonópolis.

Abreu confirmou que as obras começaram “com as máquinas trabalhando para fazer o primeiro viaduto sobre a BR-163, fundamental para que a logística funcione nos primeiros 50 km. Teremos quatro frentes de obras”. A primeira frente é no trajeto Rondonópolis a Cuiabá. Até Lucas do Rio Verde a previsão é de conclusão em 2028. A ferrovia vai até a malha nacional, ligando ao Porto de Santos, e terá grande importância para o transporte da safra de Mato Grosso, de insumos, combustível, madeira e outras mercadorias. A Rumo prevê que a 1ª Ferrovia Estadual vai aumentar em quatro vezes a malha ferroviária do Estado.

Mauro Mendes, que liderou a articulação para a ferrovia ser criada, disse que essa é uma empreitada que altera a matriz logística de Mato Grosso, trazendo grande impacto positivo não apenas para o agronegócio, mas também para o dia-a-dia das pessoas. “A BR-163 está hoje estrangulada, é um grande gargalo logístico para os mato-grossenses. Mas, quando falamos em investimentos ferroviários, não estamos apenas cuidando da atividade econômica, da produção. Estamos cuidando das vidas das pessoas, das milhares de pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, afirmou.

O ministro Marcelo Sampaio elogiou a liderança do governador Mauro Mendes para ser criada a ferrovia estadual “E é fruto do resultado do trabalho de um povo que não se furta a acreditar no país. É fundamental para fazer com que o Estado se  torne cada vez mais competitivo, mais eficiente”.

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, disse que a ferrovia fomenta a logística da região que “não se pode mais suportar se viver com uma só forma de transporte no país”.

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, esteve na solenidade e avaliou que “ a ferrovia é uma conquista gigantesca para nosso Estado e município, que só foi possível pela inovação na legislação, que teve a atuação do governo do Estado e Assembleia Legislativa, com a aprovação de uma lei estadual. Por isso devemos muitos agradecimentos ao governo Mauro Mendes e deputados”, declarou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop está entre as cidades mais arborizadas do país, segundo IBGE

Sinop ocupa a 14ª posição entre as cidades brasileiras...

Secretária diz em Sinop que governo quer readequar e não extinguir Parque Cristalino 2

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, disse,...

Prefeitura de Alta Floresta prorroga pagamento à vista do IPTU com desconto

A prefeitura prorrogou o prazo de pagamento do Imposto...
PUBLICIDADE