O governador Silval Barbosa vai participar no sábado (19) do lançamento das obras de construção do Terminal Intermodal de Itiquira, na região Sul do Estado. O destino da Ferrovia depois de Alto Taquari seria direto para Rondonópolis, com uma estação de transbordo em Alto Araguaia, sem parar em Itiquira. A construção do terminal é tida como uma vitória da comunidade itiquirense.
O prefeito do município, Ernani José Sander, o "Nani", conta que assim que se inteirou do projeto da ferrovia – que falava em ligar Alto Araguaia a Rondonópolis, sem sequer citar Itiquira, embora os trilhos cortassem o território, chegou a fazer seis viagens até Curitiba. Em uma dessas viagens, o prefeito diz que conseguiu o compromisso de um empresário de construir um terminal de embarque para carne desde que a ferrovia passasse pela cidade.
A área que seria cedida, como incentivo fiscal, para o empresário acabou sendo passada à própria ALL e entorno do terminal será construído um distrito, com diversas empresas já manifestando interesse em construir armazéns nas proximidades do terminal. Quando o terminal estiver concluído ele vai gerar cerca de 200 empregos diretos e deve promover uma verdadeira revolução na cidade. O prefeito cita como exemplo dessa revolução o barateamento do combustível, segundo o prefeito o mais caro de Mato Grosso. Isso se dará com o trem vai trazendo o combustível direto de Alto Taquari sem precisar ir até Rondonópolis e depois voltar a Itiquira, aumentando o custo de transporte e consequentemente o custo na bomba para o consumidor final.
O prefeito diz que a notícia da instalação do terminal da ALL já está despertando o interesse de diversas empresas em se instalar no município. A vocação econômica de Itiquira é agricultura e a pecuária. O prefeito Ernani Sander diz que esteve na cidade de Sonora (MS) conversando com empresários que já se interessaram em implantar uma usina de álcool no município. A indústria de calcário já está em implantação, a planta está em construção, e deve produzir um milhão de ton/ano, o que vai gerar 100 empregos diretos.
O prefeito discorda daqueles que dizem que o preço do grão não vai alterar. Ele lembra que os compradores pagam R$ 1 a menos do preço praticado na praça de Rondonópolis, sob a alegação do transporte.