PUBLICIDADE

Governador inaugura maior obra de mobilidade urbana na capital

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa (PMDB) inaugurou, hoje, a maior obra de mobilidade urbana do pacote que era para ser entregue antes da realização da Copa do Mundo, em julho deste ano. A Trincheira Jurumirim foi batizada com do engenheiro José Luiz de Borges Garcia.

Também conhecida como Trincheirona, ela é a mais impactante dentro do conjunto de obras idealizadas, projetadas e executadas pelo governo do Estado. É também a obra mais impactante no aspecto urbanístico. Com quase um quilômetro de extensão a trincheira irá alterar, de forma positiva, o trânsito daquela região da cidade que engloba as confluências das avenidas Miguel Sutil com a dos Trabalhadores/João Gomes Sobrinho e com a avenida Jurumirim.

Ao fazer um balanço das obras liberadas e que serão inauguradas, Silval destacou que são quase 30 quilômetros de asfalto em Cuiabá e Várzea Grande nas obras da avenida Mario Andreazza, Arquimedes Pereira Lima, viaduto do Despraiado, trincheira do Verdão, trincheira Santa Rosa, complexo Viário do Tijucal e agora a Trincheira José Luiz de Borges Garcia.

“Esta obra faz parte de um pacote que idealizamos para a região metropolitana”, disse. Ele destacou que cada gestor, prefeito ou governador, ao seu tempo, construiu um pouco da infraestrutura de Mato Grosso. Como exemplo lembrou que o ex-prefeito Wilson Santos, em conjunto com governo do Estado, construiu a avenida das Torres, com um pouco mais de 10 quilômetros de extensão.

Anteriormente, o governador Carlos Bezerra, em parceria com o prefeito Dante de Oliveira, duplicou a avenida Miguel Sutil. Dante, como governador do Estado, construiu a Ponte Sérgio Motta. Enquanto isso, nesta gestão, foram construídos 30 quilômetros em avenidas, isso sem contabilizar a duplicação da estrada de Chapada dos Guimarães e parte da duplicação da estrada de Santo Antonio do Leverger.

“Nos propusemos a fazer essas obras que transformaram a região metropolitana e conseguimos realizar todas, exceto o VLT, que está em andamento”. Ele lembra que construiu mais duas pontes no Rio Cuiabá e já tem recursos assegurados para a construção de mais uma dentro do conjunto de obras do Rodoanel.

Quanto ao atraso da execução da obra, o engenheiro Marcelo Fernandes, do Consórcio Sobeltar, disse que “não existem obras em áreas urbanas que não encontram problemas”. Um deles está nas redes de água e esgoto. No início das escavações, rompeu-se uma importante adutora da CAB que demorou mais de 6 meses para ser removida e mudar de traçado.

O secretário da Secopa, Maurício Guimarães, disse que superados os desafios em fazer uma “obra grandiosa que impacta a cidade” é importante registrar que ela, a partir de agora, está liberada para o trânsito e vai desafogar o trânsito facilitando muito o fluxo de veículos.

A ex-primeira-dama do estado, Maria Lígia de Borges Garcia, viúva do ex-governador José Garcia Neto e mãe do homenageado, José Luiz de Borges Garcia, felicitou o governador pelo feito pois disse saber das dificuldades encontradas para construir uma obra desse porte.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE