O governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu que as obras para a Copa do Mundo serão entregues no prazo determinado. Silval participou, esta manhã, da abertura dos trabalhos do legislativo estadual. “Nunca se abriu tanto o diálogo com prefeitos e vereadores como a Assembleia Legislativa tem feito. Não tenho dúvidas de que essa postura tem facilitado os avanços, fazendo justiça e levando a presença do governo nas cidades”, afirmou o peemedebista.
Riva garantiu que o colegiado vai acompanhar, desde o nascedouro do processo de licitação, até a entrega dessas obras como parceira do Executivo, mas fiscalizando a execução e cobrando a conclusão nos prazos determinados. “Sabemos da intenção do governo de que as obras saiam no tempo esperado”, complementou.
O governador também disse que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vem contribuindo sobremaneira com o andamento das obras por meio de relatório sobre cada uma delas. “Diante das adversidades como as chuvas ou correção de projetos, uma ou outra obra poderá atrasar, mas sem inviabilizar a Copa do Mundo. As empresas devem ficar atentas porque o relatório do TCE subsidia o governo a apertar ainda mais a execução das obras”, advertiu. Segundo ele, em 2013 serão feitas as grandes obras, pois para 2014 devem ficar apenas os testes e acabamentos. Tanto que em março do ano que vem pretende entregar à população o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) projeto encampado pelo presidente do legislativo, deputado José Riva (PSD).
Silval também entregou o relatório contendo o planejamento estadual para 2013 e aproveitou a oportunidade para pedir apoio nas ações que tem pela frente. Explicou que mesmo diante das dificuldades enfrentadas, houve avanços significativos. “Temos muito a comemorar, ainda não enxergamos a crise globalizada, que afeta a Europa, os Estados Unidos e parte da Ásia”, avaliou.
Segundo o chefe do Poder Executivo, essa crise chegou ao Brasil, mas Mato Grosso segue firme contribuindo com o superávit da balança comercial graças ao seu forte potencial no agronegócio. “Comemoramos índices extraordinários. Por isso, o governo brasileiro tem olhado de forma diferenciada para Mato Grosso”.
Ainda destacou a execução do programa MT Integrado e a liberação de recursos para recuperar aproximadamente 1.300 quilômetros de asfalto. O prazo de entrega dos projetos para o MT Integrado termina no próximo dia 15. “Não poderia deixar de agradecer a aprovação das mensagens na Assembleia para a efetivação desses investimentos”.
Na área educacional, Silval disse que hoje o governo tem R$ 160 milhões para ampliar e reformar escolas. Trinta escolas serão construídas. Além disso, a maioria dos servidores contratados foi substituída por efetivos através de concurso.
Após a solenidade, Silval seguiu para Brasília. Na pauta, a inclusão de investimentos para a BR-174, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no trecho que liga Castanheira a Colniza, a obra é de 311 quilômetros. “Vamos assumir mais esta responsabilidade”. Também destacou investimentos na área de segurança, habitação, desburocratização da Sema, Indea e necessidade de debater o sistema previdenciário.