O governador Mauro Mendes confirmou que o governo de Mato Grosso fará um convênio com a prefeitura de Sinop para ampliar o atendimento gratuito de atendimentos oftalmológicos no Hospital da Visão, com repasse de dinheiro do programa Mais MT Cirurgias. O montante financeiro ainda será anunciado. A decisão ocorreu na última quinta-feira, quando Mauro esteve em Sinop, anunciando convênios para obras e inaugurando quartel dos bombeiros, com doação de caminhão.
O diretor da unidade Ideraldo Pires da Costa, detalhou ao Só Notícias, que “dentro das tratativas, foi direcionado que o Estado de Mato Grosso irá celebrar um convênio com o município, e este celebrará um convênio com o Hospital da Visão. O governo vai entrar com o recurso do programa e o município entra com a diferença, que será a contrapartida”.
“Ainda será formalizado um plano de trabalho para passar para eles. O município irá apresentar ao hospital um relatório com sua demanda reprimida, que servirá de base para elaboração de um plano de trabalho para formalização da contratualização”, acrescentou.
Ideraldo salientou ainda que será feito um estudo sobre a demanda do município para após ajustar quais os procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos que serão contratados.
No momento, as conversas estão sendo diretamente com a secretaria de saúde para os próximos passos do desenvolvimento do projeto. “Tivemos uma reunião com o subsecretário de saúde Sadi de Oliveira, nesta segunda, para gente discutir essas tratativas e temos uma reunião agendada com a secretária de saúde para o dia 21 alavancar ainda mais esse processo”, explicou.
Consultas, procedimentos cirúrgicos das cataratas e outras patologias estarão no plano. “Para nós é de grande importância, a partir do momento em que essa, é uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de atender a população em forma geral, independente se é de Sinop ou de fora. Podemos através do governo do Estado juntamente como município atender toda população de Sinop que necessita de algum atendimento oftalmológico, o que poderá ser também realizado com outros municípios da macro região Sinop”, finalizou.