O governador Mauro Mendes e diretores da Rumo Logística lançam, na próxima segunda-feira (7) o início das obras da 1ª Ferrovia Estadual do Brasil, em Rondonópolis com ramais até Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. O evento será realizado no terminal ferroviário de Rondonópolis.
O lançamento ocorre após a definição termo de compromisso da empresa com o Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado o povo indígena Boe-Bororo garantindo o cumprimento de exigências socioambientais relacionadas aos povos indígenas da Terra Indígena Tadarimana e Teresa Cristina, por onde passará a ferrovia estadual. O MPF informou que o termo prevê o cumprimento de exigências socioambientais relacionadas aos povos indígenas por onde passará um trecho da ferrovia estadual.
Serão construídos 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, com terminais de cargas em Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A empresa deve investir R$ 11,2 bilhões na ferrovia, recursos totalmente privados, com a geração de 235 mil empregos diretos e indiretos, impactando 27 municípios na margem do traçado previsto.
O governador Mauro Mendes idealizou a ferrovia e, no primeiro semestre, houve chamamento público com a Rumo vencendo e prevendo que, até 2028, a ferrovia chegará a Lucas do Rio Verde
Mauro conduziu a articulação com a inovação na legislação ambiental, que teve a atuação do governo do Estado e Assembleia Legislativa. Parte das licenças já foi expedida.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.