O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman assinaram, esta manhã, um memorando de entendimento para estreitar as relações, trocar conhecimentos e atrair novos investimentos no Estado. “Temos centenas de empresas americanas em território nacional e aqui em Mato Grosso. Desejamos ampliar esse intercâmbio. O Governo de Mato Grosso quer aproximar interesses dos mato-grossenses das oportunidades, dos interesses dos investidores americanos, para que eles possam sentir que o Estado de Mato Grosso é um território seguro, que tem boas condições de receber investimentos, e fazer com isso o jogo do ganha-ganha para nós mato-grossenses e para esses investidores”.
O memorando prevê que o governo de Mato Grosso e a Embaixada dos EUA vão cooperar nas áreas de educação, saúde, ciência, meio ambiente, mudanças climáticas e tecnologia, segurança pública, incluindo controle de drogas ilegais, medidas para combater o tráfico de pessoas, e administração penitenciária, migração; comércio e investimento; agricultura; turismo; economia verde e infraestrutura.
De acordo com o documento, essa cooperação visa obter o intercâmbio das melhores práticas, serviços e tecnologias em todas essas áreas. Para o embaixador Todd Chapman, essa assinatura vai facilitar o estreitamento de laços em comum entre a embaixada e o governo do Estado“Quero destacar os grandes esforços do governo de Mato Grosso para o combate ao desmatamento ilegal, e queremos que esses esforços continuem. Eu vejo muitas oportunidades para nossa relação com Mato Grosso ser maior. Esse é um estado que trabalha e eu vejo a liderança do governador Mauro Mendes e de uma equipe que está dedicada a crescer economicamente de maneira bastante responsável. Vai ser um grande prazer intensificar os nossos trabalhos em Mato Grosso”, declarou Chapman
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou que essa parceria vai trazer benefícios para os mato-grossense. “É muito importante esse memorando, que reforça uma parceria já existente, e é uma demonstração clara de que os EUA acreditam no governo e veem os avanços do Estado no combate aos crimes ambientais, nos investimentos em Saúde, Educação, Segurança e outras áreas. É o governo trabalhando em prol da sociedade, em prol de investimentos e empregos”.
Também estiveram presentes os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Alexandre Bustamante (Segurança Pública), Cesar Miranda (Desenvolvimento Econômico), Nilton Borgato (Ciência e Tecnologia), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura e Logística) e o secretário adjunto Executivo da Educação, Amauri Fernandes.