O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, vai conhecer, nesta 4ª feira, as potencialidades de Lucas do Rio Verde na produção agrícola e industrialização de alimentos. Ele vai se reunir com o prefeito Marino Franz, diretores de empresas, entidades e associações comerciais e do agronegócio, a partir das 9:30h, na Acilve.
Capiberibe também vai apresentar para a capacidade de exportação do Porto Santana, localizado no município de Santana e fica a 19km da capital, Macapá, para escoar a produção agrícola dos municípios do Médio Norte. Lucas está entre os maiores produtores de milho safrinha e soja. Os municípios vizinhos como Sorriso e Nova Mutum também estão entre os principais exportadores de grãos do Brasil.
Localizado às margens do Rio Amazonas, o porto tem área de influência “em toda a bacia amazônica”, tem um cais com 200m de extensão, profundidade de 12m e um berço próprio para navios tipo Panamax e outro com 150m de extensão, 11m de profundidade, e um berço, atende às navegações de longo curso e de cabotagem. A estrutura tem ainda armazém de 2.800m² para carga geral e galpão de 1.500m².