“Eu só briguei com prefeito ruim e sempre elogiei os bons prefeitos de Mato Grosso. Esse trabalho aqui (Centro de Triagem) é porque a saúde na atenção básica de Cuiabá não está funcionando e quem está dizendo isso são as pessoas que estão vindo aqui”. A declaração foi feita, esta tarde, pelo governador Mauro Mendes ao criticar alguns poucos prefeitos que, durante a pandemia, não tomaram medidas intensas para combatê-la. Ele esteve acompanhando o andamento dos atendimentos no centro de triagem.
“Dos 141 prefeitos tem uma boa parte que é boa, mas tem uma parte desses que não trabalha, que não faz nada, que conversa muito e não entrega resultado, e nessa pandemia ficou muito claro. Eu elogio sempre quem é sério, quem trabalha muito e vou sempre criticar sim, quem não age corretamente. Principalmente, com dinheiro público”, avaliou.
Mauro disse que só teve desavença com quem não realizou um bom trabalho de atenção básica ao novo coronavírus. Uma indireta ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e também expôs que a maioria dos atendimentos registrados no Centro Triagem é de pacientes de Cuiabá. O governador comparou com Várzea Grande, que tem um número menor de atendimentos, ou seja, a atenção básica na cidade vizinha funciona.
Até ontem, foram 2,4 mil pessoas que morreram desde março quando começou a pandemia. O Estado vem registrando redução no número de internações diárias em UTIs de pessoas com Covid que caiu pela metade nos últimos dias.