PUBLICIDADE

Governador detalha redução de criminalidade com o Tolerância Zero que intensificou descapitalização de facções em MT

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Christiano Antonucci/assessoria)

A atuação das forças de segurança nos últimos quatro meses, por meio do programa Tolerância Zero, resultou na redução dos principais índices criminais em Mato Grosso e intensificou as ações voltadas à descapitalização de facções criminosas. O balanço das ações foi apresentado, hoje no final da manhã. pelo governador Mauro Mendes e os secretários de Segurança Pública, César Roveri, e de Justiça, Vitor Hugo Teixeira.

Mauro avaliou que o programa tem alcançado os objetivos de combater as facções criminosas no Estado. “A atuação das forças de segurança é fundamental para que possamos ganhar essa guerra, uma guerra com muitas batalhas e enfrentamentos. Precisamos manter essa mesma diretriz nos próximos meses e anos. Parabenizo todos os policiais, cada homem e cada mulher. Não importa onde estejam trabalhando neste momento: vocês são os verdadeiros heróis”, afirmou.

Roveri apresentou os dados do Observatório de Segurança Pública que mostram a redução dos crimes nos últimos anos. “O Tolerância Zero é uma continuação da política de segurança pública que o Governo de Mato Grosso, com todo seu staff, vem implementando. Desde 2019, temos observado uma queda nos indicadores criminais. A nossa meta é ter o menor índice possível, mas esse recorte demonstra que os investimentos feitos na Segurança Pública em armamento, equipamento, efetivo e tecnologia dão bons resultados. Aliado a isso, estão os homens e mulheres na ponta, que estão fazendo esses índices melhorarem e trazendo mais sensação de segurança para população de Mato Grosso”, afirmou. 

As apreensões de drogas cresceram 164%. De dezembro de 2022 a março de 2023, foram 6,1 toneladas apreendidas. No mesmo período de 2023-2024, o número caiu para 5,5 toneladas. Já entre dezembro de 2024 e março de 2025, com o Tolerância Zero, houve um salto para 16,1 toneladas. Os entorpecentes são uma das principais maneiras de fortalecer financeiramente as facções criminosas. As apreensões causam prejuízo direto e enfraquecem esses grupos criminosos.

Os feminicídios também caíram 40% no período do programa. Foram 15 entre dezembro de 2022 a março de 2023, caiu para 11 no mesmo intervalo de tempo de 2023-24 e, depois, para nove entre dezembro do ano passado até este mês. Os crimes de homicídio dolosos apresentaram redução de 20%, saindo de 249 para 275 e, em seguida, 197 nos mesmos períodos.

Os roubos de insumos agrícolas caíram 81% com o Tolerância Zero, saindo de 22 entre dezembro de 2022 a março de 2023, para sete no mesmo período de 2023-2024 e, depois, para quatro entre dezembro de 2024 e março de 2025.

Os furtos de cargas caíram de 72 para 33 e, depois, 30 nos mesmos períodos. Os furtos de veículos reduziram 33%, saindo de 728 registros para 602 e 484.

A informação é da secretaria estadual de Comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE