O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que o vice-governador Carlos Fávaro está realizando um excelente trabalho a frente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e não pretende realizar mudança no comando desta pasta neste momento. “O Carlos Fávaro é meu amigo e companheiro e está fazendo um excepcional trabalho na Sema. Ele é quem vai decidir quando sair [do comando da Sema]”.
Taques não criticou abertamente os partidos aliados que pleiteiam a indicação do novo secretário da área, mas mandou um recado ao afirmar que quem nomeia e demite secretários é ele. “Quem nomeia e demite secretários é o governador. Quem quiser nomear ou demitir secretários tem que ter votos para ser governador”.
Ao voltar a falar sobre Fávaro no comando da Sema, ele ressaltou o principal resultado obtido que foi a redução no tempo da concessão da licença ambiental de mais de 400 dias para menos de 180 dias. “Eu defendo que ele fique até quando quiser”.
O governador afirmou ainda que os partidos aliados tem o direito de pleitear cargos, porém, negou qualquer tipo de pressão. “Nós não vamos lotear a administração”.
A Sema é o principal foco do PSB. A direção desta legenda estaria pressionando o governador a ceder o comando dela há algum tempo. O próprio presidente do partido, deputado federal Fábio Garcia, tem falado na imprensa que Taques teria garantido a saída Fávaro do comando da pasta e, em seu lugar, assumiria um indicado do PSB.