O governador de São Paulo ex-ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas, elogiou a iniciativa do governador Mauro Mendes em assumir a concessão da BR-163, de Sinop a divisa com Mato Grosso do Sul (cerca de 800 km) como forma de solucionar com os problemas da rodovia e elogiou o trabalho feito no Estado como um “modelo inovador”. A consolidação para o Estado assumir a concessão deve ocorrer no próximo mês porque o governo acabou de finalizar, com o último banco, a renegociação das dívidas da Rota Oeste, deixa de fazer a gestão por descumprir dezenas de exigências contratuais de obras na rodovia.
“A população de Mato Grosso só tem a ganhar, graças a ousadia do Governo do Estado, que está assumindo a rodovia, um modelo de concessão criado de forma inovadora pelo governo. Tenho certeza de que podemos esperar que os investimentos aconteçam, a duplicação da rodovia, com tarifas baratas e a melhoria do nível de serviço, que vai ser muito grande. A 163, eixo tão importante para Mato Grosso, vai ficar cada vez melhor”, afirmou Tarcísio, durante encontro nesta sexta-feira. Tarcisio, enquanto ministro, acompanhou o processo para que a Rota Oeste fizesse a devolução da concessão.
A solução encontrada pelo Governo de Mato Grosso prevê que a MT Par, sociedade de economia mista do Estado, assuma o controle da concessão para retomar, de forma mais célere, as obras de melhorias na rodovia federal. A proposta foi considerada inovadora pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e tem sido referência para outros Estados que enfrentam dificuldades em concessões de rodovias.
Como parte da proposta de compra da Concessionária Rota do Oeste, o Estado buscou a negociação de dívidas junto aos bancos credores da Odebrecht, que detém o controle acionário da Rota do Oeste.
No momento, o governo aguarda apenas a resolução de duas questões no TCU, que envolvem a autorização para o deferimento de processos, que estão com os ministros Augusto Nardes e Vital do Rêgo, e a formalização do contrato de renegociação das dívidas com os bancos.
A previsão é que o Estado invista R$ 1 bilhão em obras na rodovia, com a duplicação do primeiro trecho de Posto Gil a Nova Mutum (cerca de 90 km) e, em seguida, será pavimentados demais trechos até Sinop.