O governador Mauro Mendes conseguiu a aprovação, no ministério Público Estadual e ao conselho dos secretários Municipais de Saúde (Cosems) para aumentar o percentual de vacinas contra a doença para policiais, delegados e demais integrantes das forças de segurança de Mato Grosso. “A proposta que apresentamos e que conseguimos a aprovação foi para destinar em todos os lotes de vacina que vieram para Mato Grosso, 5% das doses para a vacinação dos profissionais das Forças de Segurança”, afirmou Mauro.
A decisão de aumentar a quantidade de dose disponibilizada foi definida, ontem à noite, na reunião do governador com os secretários Alexandre Bustamante (Segurança Pública), Gilberto Figueiredo (Saúde), Francisco Lopes (Procuradoria Geral), Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).
“Assim que terminamos a reunião já nos mobilizamos e ligamos para o procurador-geral de Justiça, José Antonio Borges, e o presidente do Cosems, Marco Antonio Noberto Felipe, e conseguimos a validação da proposta. Todos compreenderam que é necessário aumentar as doses disponibilizadas às forças de segurança, porque esses homens estão na linha de frente do combate a Covid e estão colocando suas vidas em risco pelo bem da população”, destacou o governador Mauro Mendes.
Segundo o governador, o momento é de tomar decisões que possam contribuir para que os profissionais que atual na linha de frente se sintam seguros. Na última remessa de vacina, feita pelo Governo Federal, foram disponibilizados para Mato Grosso 896 doses para aplicar o imunizante nos integrantes da força de segurança, informa a secretaria adjunta de Comunicação.
Já estão sendo tomadas as providências para que nesta terça-feira seja iniciada a aplicação dessas doses. 113 mil doses chegaram na última quinta-feira (1º) e serão encaminhadas, hoje, para os municípios. O governo de Mato Grosso registra que, até o momento, 196.967 mato-grossenses receberam a 1ª dose e 67.628 receberam a 2ª dose.