As aulas na rede pública e privada de Mato Grosso continuarão suspensas por tempo indeterminado, em razão do risco de propagação do Coronavírus. A suspensão completou um mês e, só nas escolas estaduais, são mais de 300 mil alunos sem estudar. A decisão de manter a suspensão foi tomada nesta sexta-feira, pelo governador Mauro Mendes, atendendo pedidos de dezenas de prefeitos e da diretoria da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
Durante a semana, o governo havia anunciado a possibilidade de retorno das aulas no próximo dia 4, data em que o Estado contará com 1.273 leitos SUS exclusivos para tratar a covid-19. O governador consultou os gestores municipais e a AMM sobre essa questão, e a maioria absoluta dos prefeitos opinou por manter as aulas suspensas. “Mato Grosso tem 141 municípios com realidades muito diversas, inclusive em relação aos casos de contaminação. Por isso consultamos os prefeitos que, mais do que ninguém, sabem das condições de seus municípios. E eles entenderam que este ainda não é o momento adequado de retorno das aulas presenciais”, explicou Mauro.
Ele reforçou que o Governo tem dado suporte aos estudantes e suas famílias durante o período de pandemia.
Estão sendo distribuídos 55 mil kits de alimentação escolar aos alunos de baixa renda de todo o estado, de modo a garantir a segurança alimentar aos estudantes. Além disso, apesar da suspensão, atividades não-presenciais estão sendo disponibilizadas aos alunos na plataforma digital da secretaria estadual de Educação (Seduc). Aos estudantes que não tem acesso à internet, a Seduc tem encaminhado apostilas.
O balanço desta sexta-feira aponta que Mato Grosso registrou 241 casos desde o início da pandemia do Coronavírus, 125 estão curados e 8 morreram.