O governo de Mato Grosso vai apresentar na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP-27), que começou ontem e vai até dia 21, em Sharm El-Sheikh, no Egito, o projeto de monitoramento do potencial hídrico do Estado para governança da água. O estudo foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A meta do projeto é definir um plano de governança para o uso sustentável da água, a partir do monitoramento das principais bacias hidrográficas, e a projeção das áreas de maior consumo para produção. O documento será apresentado pelo governador Mauro Mendes, durante a agenda que tratará sobre as ‘Perspectivas para Colaboração Sino-Amazônia – Sustentabilidade na Cadeia Global de Suprimentos’, no dia 15 de novembro, a partir das 14h45, no auditório Hub Amazônia Legal – Blue Zone, na COP-27.
No evento, Mauro Mendes também reforçará a posição de Mato Grosso como a região do planeta que mais produz alimentos e preserva o meio ambiente, além de pôr em prática ações concretas e metas ousadas de redução de carbono.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Maurício Munhoz, está na comitiva de Mato Grosso, liderada pelo governador e aponta que “o estudo das águas desenvolvido pela Seciteci e Parque Tecnológico será apresentado diante dos principais líderes mundiais, que a todo momento, cobram iniciativas de Mato Grosso. A crise climática continua sendo a maior ameaça de longo prazo que a humanidade enfrenta. E para Mato Grosso sentar à mesa, com líderes mundiais e organismos internacionais, propondo soluções tangíveis, é sair do discurso e partir para a prática”, defendeu, através da assessoria.
Com a proposta de uso sustentável da água, Mato Grosso reafirma o compromisso internacional de defesa do meio ambiente e a implantação de políticas públicas capazes de mitigar os impactos causados pelas mudanças climáticas.
Na COP-27, o governo de Mato Grosso também vai lançar a plataforma de negócios MTVerso, que funcionará como um escritório de representação internacional no Metaverso. O projeto foi desenvolvido pela Seciteci, em parceria com a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom). A plataforma será adaptada e estendida para a oferta de cursos profissionalizantes na rede estadual de escolas técnicas. A primeira a receber, como piloto do projeto, será a Escola Técnica Estadual de Cuiabá, sendo beneficiada com 15 óculos de realidade virtual.
A informação é da secretaria estadual de Comunicação.