PUBLICIDADE

Governador anuncia que obras da copa terão terceiro turno

PUBLICIDADE

Após os pedidos oficiais do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público Estadual (MPE), o governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou em reunião com os vereadores de Cuiabá que implantará o terceiro turno nas obras da Copa de 2014.

O pedido foi reforçado, ontem à tarde, pela Comissão Especial de Apoio à Copa de 2014 e Acompanhamento das Obras da câmara. "O governador nos garantiu que para recuperar o tempo perdido, as obras aqui em Cuiabá vão funcionar em três turnos", ressaltou o presidente da comissão, vereador Dilemário Alencar (PTB).

De acordo com ele, o governador afirmou que o sistema será implantado num prazo máximo de 15 dias. O atraso no andamento das obras tem sido alertado pelo TCE desde o ano passado. Apesar de restarem 433 dias para o Mundial, a secretaria geral da Fifa declarou que as cidades-sede que não tiverem as ações concluídas até dezembro poderão ficar fora do evento.

Além de ampliar as equipes de trabalho, o presidente da câmara, João Emanuel (PSD) disse que Silval ainda anunciou que todas as 56 intervenções realizadas pelo Estado ganharão um cronômetro para indicar a data precisa em que elas serão concluídas.

O prazo para a conclusão das obras é a principal preocupação dos vereadores. Além dos prazos, o governador garantiu que todos os recursos já estão alocados para a realização das ações para o Mundial. Na próxima quinta-feira (11), técnicos da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) participam da sessão da Câmara para explicar de maneira detalhada o encaminhamento das obras.

Por sua vez, o Legislativo se compromete a se antecipar na discussão de algumas questões que deverão ser discutidas em plenário para a realização do Mundial. "Vamos, todas as segundas-feiras comparecer às reuniões realizadas pela Secopa com organismos do terceiro setor e entidades organizadas para que nós tenhamos as informações e nos adiantemos na legislação para estar sempre um passo à frente do que a sociedade necessita, principalmente no que diz respeito ao intermodal", disse.

Lei aprovada na Câmara este ano, obriga o Executivo a submeter ao crivo dos vereadores a definição da tarifa que será cobrada no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Contudo, até o momento, a principal ação dos parlamentares em relação à realização da Copa na Capital foi a aprovação da Lei Geral da Copa. Os demais debates ainda não entraram em plenário.

A reunião com o governador e o secretário da Copa, Maurício Guimarães, foi a primeira ação da comissão instalada na Câmara no mês passado. Na próxima semana, o grupo deve se reunir com o prefeito Mauro Mendes (PSB) para apresentar sugestões de ações a serem implementadas.

Entre elas estará a proposta já levada a Silval de revitalização da Rodoviária de Cuiabá para atender à demanda de turistas que nela desembarcarão por ocasião do Mundial da Fifa.

Neste mês, a comissão ainda deve procurar o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro José Carlos Novelli e o relator permanente das contas da Secopa, conselheiro Antônio Joaquim; o Procurador Geral de Justiça, Paulo Prado; o presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva (PSD), o presidente da Comissão de Acompanhamento da Copa da Assembleia, J. Barreto e demais entidades envolvidas.

O resultado dos debates e os primeiros levantamentos, que incluirão uma visita aos canteiros de obras serão apresentados em audiência pública com data já definida para o próximo dia dez do mês de maio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...
PUBLICIDADE