O governador Pedro Taques (PSDB) confirmou, esta manhã, em entrevista coletiva, em Cuiabá, um novo concurso na área de segurança pública. Foram anunciadas 1.200 vagas para o cargo de soldado da Polícia Militar, que terá o seu segundo maior incremento (em 2015, foram convocados 1,9 mil policiais militares). Para a Polícia Civil, serão 900 oportunidades para o cargo de investigador e mais 300 para escrivão.
Também serão convocados 107 oportunidades aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros e que haviam ficado no cadastro de reserva. No ano passado, haviam sido chamados 447 aprovados. O governador também anunciou que serão abertas 42 vagas para técnico em necrópsia na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Taques exaltou o incremento no quadro de pessoal . “Não se faz segurança pública sem planejamento, estratégia, liderança e equipe. Precisamos de homens e mulheres trabalhando fortemente. Queremos terminar 2018 cada dia mais com o cidadão orgulhoso dos profissionais da segurança pública. A autorização do novo concurso só foi possível graças ao planejamento”.
A contratação de mais profissionais faz parte do programa de recomposição do efetivo da Secretaria de Segurança Pública (SESP). Em janeiro de 2015, a pasta contava com apenas 40% do quadro funcional ideal da Polícia Militar. A Polícia Civil com 42%, o Corpo de Bombeiros com 24% e a Politec com 50%.
Para o secretário de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, a atuação conjunta entre as secretarias e o apoio do governador foi fundamental para avançar na realização do novo certame. “O concurso para é um compromisso que assumimos com a recomposição do nosso efetivo e maior sensação de segurança para a população”.
Ainda não foi confirmado quando será lançado o edital e quando serão aplicadas as provas.
(Atualizada às 14h06)