PUBLICIDADE

Goellner confirma licença; Jorge Yanai será empossado dia 6

PUBLICIDADE

O médico Jorge Yanai, suplente de senador pelo Democratas (DEM), será empossado no próximo dia 6 de maio, no Senado Federal. Será a primeira vez na história política de Sinop que um político do município será senador. Ele assumirá por 124 dias (4 meses e 4 dias) a vaga de Gilberto Goellner, mesmo partido, que se licenciará. A confirmação foi feita, há instantes, ao Só Notícias, pela assessoria do senador. Anteriormente, Goellner havia decidido abrir espaço ao correligionário depois de um acordo político ser fechado entre ambos. Contudo, problemas de saúde aceleraram o afastamento deste. Nesta quarta-feira, Gilberto Goellner foi submetido a uma cirurgia para retirada da visícula. Ele está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e passa bem. Ainda hoje deve ser transferido para um apartamento.

Na segunda-feira, em Cuiabá, o democrata participava de um evento, quando sentiu-se mal. No final do dia foi levado para São Paulo, onde permanece internado. O afastamento do Senado deve favorecer a recuperação do senador matogrossense, acometido por uma pancreatite. Goellner já havia anunciado antes a necessidade de tratar de sua saúde, em especial da pressão alta.

Yanai, por sua vez, já diz ter bandeiras a que priorizar enquanto estiver no exercício do cargo. Em recente entrevista a Só Notícias, disse que pretende mobilizar apoio político para a região Norte ter hidrovias visando escoamento da produção agrícola e madeireira gerando economia com frete para o setor produtivo. Ele citou o caso da Teles Pires-Tapajós que é discutido há muitos anos e ainda não saiu do papel. “Vou aproveitar esta valiosa oportunidade de ser senador e fortalecer estes projetos, mostrar a grande carência que a região Norte tem para alternativas de transporte”, expôs. “Vou estar muito à vontade para tratar também das questões ligadas ao meio ambiente e as mudanças que estão sendo propostas no código ambiental. Estou há 30 anos no Nortão e conheço muito bem os problemas que agricultores e madeireiros enfrentam”, emendou.

Na eleição de 2002, Goellner e Yanai concorreram como primeiro e segundo suplentes, respectivamente, do senador Jonas Pinheiro (que faleceu há 2 anos). Ex-deputado estadual, o médico Jorge Yanai havia obtido de Jonas garantia que assumiria por um período no Senado. Goellner chegou a suceder Jonas pouco antes de assumir em definitivo (devido ao problema de saúde do senador falecido)

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova reitora toma posse e promete buscar recursos para melhorar estrutura da UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deu posse...

Ministros manifestam em Cuiabá apoio para Lúdio Cabral

O ministro das Relações Institucionais da Presidência da República,...
PUBLICIDADE