O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso elege, na sexta-feira, o futuro presidente. São dois desembargadores que podem ser votados: Gilberto Giraldelli e Sebastião Barbosa Farias. Também serão escolhidos o vice-presidente e corregedor regional eleitoral.
Os novos gestores comandarão a corte no biênio 2019/21 e devem priorizar a conclusão do cadastramento biométrico no Estado de Mato Grosso, onde 81 municípios não iniciaram o procedimento, a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na 1ª instância; a realização da eleição municipal em 2020 e a necessária reestruturação da Justiça Eleitoral para atender a nova realidade trazida pela recente decisão do Supremo Tribunal Federal, no Inquérito 4435, que reconheceu a competência da Justiça Eleitoral para julgar os crimes comuns quando conexos aos crimes eleitorais.
A posse dos eleitos é nesta sexta-feira. O pleno do TRE tem 7 membros. O desembargador Marcio Vidal concluiu, semana passada, mandato na presidência e deixou o tribunal assim como o desembargador Pedro Sakamoto.