quarta-feira, 18/setembro/2024
PUBLICIDADE

Gilmar Fabris volta a assumir mandato de deputado estadual

PUBLICIDADE

O suplente de deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) retorna à Assembleia Legislativa, assumindo hoje na sessão vespertina, no lugar do deputado Guilherme Maluf (PSDB) que está participando de um rodízio por integrar a composição de um novo bloco parlamentar “independentes” que estaria sendo formado com 12 deputados, que ainda não saiu do papel na prática, mas na teoria e nos acordos políticos estaria sendo mantido por conveniência partidária.

Gilmar Fabris já assumiu pelo menos outras cinco vezes desde que começou a atual legislatura e transita com bastante desenvoltura junto ao chefe do Palácio Paiaguás, o governador Silval Barbosa (PMDB). Ele já foi eleito cinco vezes deputado estadual.

Primeiro suplente da coligação DEM/PSDB, Gilmar Fabris, acabou juntamente com o também deputado estadual José Domingos Fraga, deixando o Democratas e migrando para o novo PSD criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e que tem em Mato Grosso o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, e o vice-governador, Chico Daltro, como seus principais articuladores e lideranças.

Mesmo existindo o instituto da fidelidade partidária, como o PSD foi um partido criado, novo, a Justiça Eleitoral não viu impedimento para que atuais detentores de mandato eletivo trocassem de sigla.

Desde 2011, quando se iniciou a atual legislatura composta por 24 deputados estaduais, já assumiram a vaga como efetivos para o exercício do mandato temporário, no que se convencionou chamar de rodízio para contemplar suplentes que não foram eleitos mas ajudaram com seus votos aos partidos conquistarem as vagas 12 suplentes, ou seja, 50% do total de vagas, sendo que pelos menos cinco deles vão se efetivar, o primeiro Nininho (PR) já efetivado por ter ido o titular Sérgio Ricardo para uma vaga no Tribunal de Contas de Mato Grosso e outros 4 por terem os deputados se elegido prefeitos nas eleições deste ano.

Foram eleitos prefeitos ou vice, os deputados Nilson Santos (PMDB) em Colíder; Walace Guimarães (PMDB) em Várzea Grande; Percival Muniz (PPS) em Rondonópolis e João Malheiros eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Mauro Mendes (PSB) em Cuiabá. Para o lugar deles se efetivam Emanuel Pinheiro (PR); Alexandre César (PT); Daltinho de Freitas (PMDB) e Pedro Satélite (PSD).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE