PUBLICIDADE

Geller lidera articulação na derrubada veto a aponta segurança jurídica com garantia ao crédito para agricultores

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Cleia Viana/Agência Câmara/arquivo)

O deputado federal Neri Geller e ex-ministro da Agricultura, Neri Geller (PP) articulou apoio e conseguiu excluir a CPR (Cédula do Produtor Rural) dos processos de recuperação judicial com a derrubada do veto presidencial à lei 14.112/2020. Ele avalia que a ferramenta deve ser utilizada por aqueles produtores sérios, que sofreram de fato com intempéries, crise de câmbio, mercado internacional, e precisam desse alongamento para honrarem seus compromissos.

“O que foi instaurado é um mercado paralelo onde 5% dos produtores se valem do uso da RJ depois que já teve acesso ao crédito, vendeu a sua produção, entra com pedido de recuperação judicial e inclui a dívida lá. Isso não está certo”, esclareceu o parlamentar.

Neri acrescenta que a derrubada do veto põe fim à insegurança jurídica trazida pela inclusão da CPR na recuperação judicial, já que isso causa o encarecimento do crédito e a dificuldade de acesso do pequeno produtor ou da pessoa física ao crédito.

“Agora vamos garantir que o crédito seja mais acessível e possa chegar lá na ponta, na mão do produtor, seja ele para investimento ou custeio. Não podemos concordar que os 95% que trabalham corretamente sejam prejudicados pela minoria que usa de malandragem para tirar vantagem”, acrescentou, através da assessoria.

A Cédula de Produtor Rural (CPR) é um dos principais e o mais utilizado título de crédito de fomento à atividade de produção rural

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE