O prefeito Chico Galindo (PTB) começou a se articular junto às executivas regional e de Cuiabá do seu partido para não permitir uma debandada e que a agremiação esteja junto com o PSDB do pré-candidato Guilherme Maluf. O argumento de Chico Galindo é só um, o de que o PTB não vai ficar órfão na disputa e que o empenho dele será total para que a chapa PSDB/PTB se sagre vencedora nas eleições municipais e eleja o maior número de representantes para a próxima legislatura da Câmara Municipal.
"Sem candidato nós não vamos ficar. Por W.O. ninguém vai levar está eleição. Haverá disputa em igualdade de condições", disse Chico Galindo, sinalizando que poderia retomar o processo eleitoral, caso as amarrações partidárias não se confirmassem como o esperado. "Já me decidi. Não sou candidato, mas não sou uma pessoa de aceitar imposições, ainda mais quando tenho razão e convicção", cutucou Chico Galindo, cobrando dos partidários empenho e dedicação em nome do grupo e dos partidos aliados e por Cuiabá.
O prefeito preferiu relevar os últimos posicionamentos de petebistas contrários ao apoio ao PSDB de Guilherme Maluf e sinalizou que o partido acompanhou e deu respaldo a toda negociação construída por ele. Na sessão de ontem pela manhã na Câmara de Cuiabá, o presidente Júlio Pinheiro acabou declarando voto para o companheiro de Câmara, o vereador pelo PT, Lúdio Cabral.
"Nunca me furtei em colocar para o partido minha vontade de não disputar a reeleição e de trabalhar pela conclusão de um trabalho importante para consolidar Cuiabá, como também não deixei em momento algum de ponderar qual seria o melhor caminho para o PTB seguir, mesmo sem cabeça de chapa, mas indicando o vice e dando sustentação política para uma aguerrida disputa eleitoral que pode ser vitoriosa", acrescentou Chico Galindo.
A dura posição colocada pelo prefeito para as executivas regional e municipal será levada ainda para os demais filiados do partido em reuniões que serão realizadas a partir de agora para traçar a campanha eleitoral que será colocada em prática a partir do registro dos resultados das convenções partidárias e a liberação da campanha pela Justiça Eleitoral no próximo dia 06 de julho.
Chico Galindo espera ainda arregimentar outros partidos que estão em negociação direta com ele e que deverão acompanhar o PTB e o PSDB que segundo o prefeito "no atual quadro sucessório tem amplas possibilidades de se tornar vitorioso por causa de sua história de luta por Cuiabá e pelo Estado de Mato Grosso", disparou o prefeito.
Outro fator que deverá ajudar na definição e na amarração da coligação com Guilherme Maluf (PSDB) é o fato das eleições municipais deste ano não ter um candidato favorito e com amplas chances de se eleger no primeiro turno. "Essa é uma eleição em dois turnos e isto amplia de forma considerável as chances de todos de conquistarem uma vaga e irem para uma nova disputa eleitoral, por isso a importância de se construir apoios sólidos e que possam ser realizados numa nova disputa", apontou Chico Galindo.