O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou, esta manhã, em Cuiabá, a operação “Metástase” e já cumpriu 21 dos 22 mandados de prisão temporária expedidos pela Vara do Crime Organizado. Segundo informações da assessoria do Ministério Público Estadual, no qual o Gaeco é vinculado, as investigações apontaram para prática dos crimes de organização criminosa, peculato e falsidade documental na Assembleia Legislativa, durante a gestão passada.
Os 21 detidos seriam funcionários ou ex-funcionários da Assembleia Legislativa. Entre eles estão alguns assessores lotados, atualmente, nos gabinetes dos deputados Janaína Riva e Gilmar Fabris, ambos PSD. Um outro servidor seria ligado ao ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia, José Riva. O único foragido é apontado pelo MP como 'motorista da deputada Janaina'.
Informações extraoficiais apontam que as fraudes ocorriam na verba para compra de suprimentos. Os promotores ainda não detalharam como ocorriam as fraudes.
A assessoria de comunicação da Assembleia disse que nenhum dos alvos da operação foram presos na sede do Poder Legislativo. Seis deles já foram encaminhados ao Gaeco e estão prestando depoimentos.
Também há mandados de busca e apreensão, além de pessoas que estão sendo intimadas para depor e depois serão liberadas. Policiais militares, civis, promotores e até homens do Bope estão envolvidos nesta operação. São aproximadamente 80 agentes públicos cumprindo as ordens judiciais.
A operação surgiu das investigações do Gaeco e Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa do MPE.
A assessoria do MP informou que foram expedidas ordens de prisão para:
Willian Cesar de Moraes
Talvany Neiverth
Mario Marcio da Silva Albuquerque
Felipe Jose Casaril
Agenor Jacomo Clivati Junior
Atail Pereira dos Reis
Maria Rudy
Tania Mara Arantes Figueira
Frank Antonio da Silva
Abemael Costa Neto
Servio Tulio Migueis Jacob
Hilton Carlo da Costa Campos
Geraldo Lauro
Lais Marques de Almeida
Maria Helena Ribeiro Caramelo
Marisol Castro Sodré
Ana Martins de Araujo Pontelli
João Luquesi Alves
José Paulo Fernandes de Oliveira
Leonice Batista de Oliveira
Vinicius Prado da Silveira
(Atualizada às 9h44)