O senador Jayme Campos (DEM) descartou, neste momento, qualquer tipo de conversa sobre a fusão entre PSDB, DEM e PPS. Assunto ventilado nas últimas semanas, o senador mato-grossense disse que as possíveis negociações para este procedimento ficarão para depois das eleições municipais de 2012. “Se eventualmente estes partidos não forem bem nas eleições, voltaremos a discutir este assunto”, disse em entrevista na CBN Cuiabá.
Ele acredita que o debate do assunto agora poderia atrapalhar as intenções destes partidos no processo eleitoral que está por vir. “É um assunto que precisa ser bem debatido, mas que tem que ser feito após o processo eleitoral com mais calma. Particularmente não tenho nada contra a fusão”, declarou.
Há muito debate sobre o assunto e alguns pregam que a fusão entre os partidos, que hoje, fazem parte da oposição, se torna essencial para a sobrevivência. O governador de São Paulo e um dos expoentes do PSDB nacional, Geraldo Alckmin, já declarou ser favorável à fusão e formação de uma nova frente partidária que dê respaldo e promova as alterações que a sociedade hoje exige dos partidos políticos.