Com intuito de formular e implementar políticas públicas em favor dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, estimulando as discussões e o aprimoramento da legislação para assegurar, de forma isonômica, um piso salarial em âmbito estadual, o deputado estadual Leonardo Albuquerque (PSD) propôs a criação de uma Frente Parlamentar.
A Frente que foi instalada, esta tarde, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa será composta pelos deputados Oscar Bezerra (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Emanuel Pinheiro (PMDB) e Silvano Amaral (PMDB).
O objetivo é debater as diretrizes do plano de carreira da categoria e buscar o reconhecimento da atividade, como sendo exercida sob condições especiais, que prejudicam a saúde e a integridade física, assegurando a esses profissionais, o direito ao recebimento do adicional de insalubridade.
Segundo Albuquerque, em Mato Grosso há um anseio muito grande por parte dos agentes, em regulamentar o piso da categoria, tendo em vista a grande discrepância existente entre os municípios, nos valores pagos a título remuneração.
“Queremos garantir um salário justo e o reconhecimento do adicional de insalubridade, que, por força do exercício de seus ofícios, estão expostos a ambientes insalubres; ao risco de contágio de doenças infectocontagiosas; inseticidas; larvicidas e produtos químicos”.