A Frente Parlamentar da Agropecuária deve ser instalada na Assembleia Legislativa ainda esta semana. A confirmação foi feita pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Guilherme Maluf (PSDB), ao participar da comemoração dos 11 anos da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).
Maluf também reforçou o diálogo com a entidade que representa os produtores, lembrando do compromisso firmado com o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, na primeira visita institucional feita aos deputados estaduais em novembro do ano passado, onde foi discutida a criação da Frente Parlamentar para ampliar a discussão com o setor.
“Precisamos estreitar a relação entre os produtores e os parlamentos, não só o estadual, mas também o federal para que a gente se harmonize com o setor para que possamos propor políticas públicas que venham de encontro da necessidade da produção”.
Acompanhado de oito deputados, o presidente afirmou que o Poder Legislativo está à disposição da entidade para a discussão de projetos, como foi no caso do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab), que foi amplamente debatido com o setor.
Dalcin agradeceu a presença e o apoio dos deputados estaduais e lembrou que na escala federal, o setor tem atuação forte com a Frente Parlamentar da Agropecuária e, por isso, foi proposta a instalação do grupo em Mato Grosso, para melhorar a interlocução com os deputados estaduais. “Precisamos verticalizar e gerar emprego e imposto aqui dentro do estado. Demos o pontapé inicial, vai ser um local de debates de assuntos que vão entrar em pauta, e que vão ser discutidos no Poder Legislativo”.