quinta-feira, 19/setembro/2024
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Frente parlamentar apoia projeto de ferrovia com ramal em Lucas R.Verde

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O projeto do traçado para ser construída a Ferrovia Centro-Oeste, com ramal em Lucas do Rio Verde, ganhou apoio da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog). O posicionamento será manifestado ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), no próximo dia 19 de Maio, na Câmara dos Deputados. De acordo com o presidente da Frenlog, deputado federal Homero Pereira (PR-MT), a proposta do DNIT é apresentar o projeto do traçado da ferrovia aos deputados, senadores e interessados em geral.

“Serão 1.602 quilômetros de trilhos, um projeto que ajudará muito a reduzir custos dos produtores rurais, da população urbana e de todas as atividades econômicas estabelecidas nessa região. Centro-Oeste viverá um antes e um depois da Ferrovia, será um salto no desenvolvimento nesse pedaço do Brasil” observou o parlamentar.

Conforme o projeto, a nova ferrovia partirá de Uruaçu (GO) onde terá entroncamento com Ferrovia Norte-Sul, cruzará o estado de Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Vilhena (RO). As demais cidades que receberão estações da ferrovia ainda não estão definidas. É isto que será discutido neste evento e em outros, em municípios de Rondônia, Mato Grosso e Goiás.

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é a primeira parte de um projeto bem maior, a Ferrovia Transcontinental (EF-354), planejada com 4.400 quilômetros de extensão. Ela segue de Uruaçu para o leste, passando pelo Distrito Federal, Minas Gerais até o litoral fluminense. Para o oeste o plano indica um caminho de Vilhena rumo ao Acre até a fronteira com o Peru.

O projeto será elaborado com recursos da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 – e executado pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes. Entre Uruaçu (GO) e Lucas do Rio Verde a ferrovia terá a extensão de 1.004 quilômetros. Até o ano de sua conclusão (2014) a previsão do DNIT é de investir R$ 4,1 bilhões. Já para o trecho entre Lucas e Vilhena (com 598 quilômetros), deve ser investido o total de R$ 2,3 bilhões.

Conforme Só Notícias já informou, lideranças políticas de Sorriso estão tentando mudar o traçado da ferrovia para que o ramal seja em Primavera (distrito de Sorriso), cerca de 35 km de Lucas.

 

 

 

 

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