PUBLICIDADE

Frente debate reestruturação da Empaer com representante de ministério

PUBLICIDADE

O secretário de Agricultura Familiar, do departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Argileu Martins da Silva, estará em Cuiabá, amanhã, para participar da reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na pauta da reunião, que acontecerá a partir das 15h, no auditório da Assembleia Legislativa, está a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT).

O coordenador-geral da Frente, deputado estadual Zeca Viana (PDT), explica que o convite ao secretário do MDA se deve à extrema necessidade de alavancar a proposta de reestruturação da Empaer. “Trata-se de uma autoridade – não somente política, mas na área do conhecimento – na questão da agricultura familiar e assistência técnica e queremos mostrar a ele a atual situação da Empaer de Mato Grosso e pedir o apoio para sua imediata reestruturação”.

O deputado destacou que no início de novembro, a Frente da Agropecuária se reuniu para debater a reestruturação da Empaer e que o projeto de lei complementar, o qual dispõe sobre a transformação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em empresa pública – já tramita na Assembleia Legislativa. “Por conta disso, reforçamos a discussão em torno da reestruturação. É um assunto de extrema importância para mais de 150 mil famílias, que vivem da agricultura familiar em Mato Grosso. A reestruturação deste órgão se tornou uma questão emergencial para o Estado”.

A vinda do secretário da Agricultura Familiar do MDA a Mato Grosso foi articulada também pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), por meio do secretário José Domingos Fraga; pela Empaer, que tem como presidente Enock Alves e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Empaer (Sinterp). De acordo com o presidente do Sinterp, Gilmar Antônio Brunetto, várias autoridades já confirmaram presença na reunião como prefeitos de municípios que sofrem com a falta de assistência técnica e o representante da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Fernades Júnior.

“Precisamos reestruturar a Empaer para atender a demanda da agricultura familiar e de pesquisa e extensão rural no estado, visto que o sucateamento da prestação desses serviços levou Mato Grosso ao patamar de importador de produtos da hortifruticultura. Mato Grosso importa mais de 70% das frutas e legumes consumidos no estado”, reforça o presidente do Sinterp.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE